A princípio as Olimpíadas de Tóquio, no Japão, vão ser realizadas a partir do dia 23 de julho, com os Jogos Olímpicos e depois os Jogos Paralímpicos. Mas as incertezas sobre as realizações dos eventos esportivos continuam. Além da população ser contrária a competição, o Sindicato dos Médicos e a Associação de Praticantes Médicos de Tóquio também querem o cancelamento das Olimpíadas.
A entidade tem 6 mil profissionais de cuidados primários, disse que os hospitais na cidade-sede dos Jogos “estão ocupados e quase sem capacidade ociosa” em meio a um surto de infecções da Covid-19. “Solicitamos veementemente que as autoridades convençam o COI (Comitê Olímpico Internacional) de que realizar as Olimpíadas é difícil e obtenham sua decisão de cancelar os Jogos – disse a associação em uma carta aberta em 14 de maio ao primeiro-ministro Yoshihide Suga.
A alegação defendida pelos especialistas da medicina japonesa é que o Japão está na quarta onda de casos de Covid-19, com os números chegando na casa dos seis mil casos diários há algumas semanas. O governo estendeu um estado de emergência em Tóquio e em outras oito prefeituras até, pelo menos, 31 de maio. Por enquanto os casos estão, neste momento, em 3.500, o que mostra uma redução. Mas a vacinação segue a passos lentos no Japão. Somente com 3% da população está imunizada.
Olimpíadas adiadas
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos foram adiados no ano passado por conta da pandemia. A previsão é que ele aconteça entre julho e agosto de 2020. Mas as Olimpíadas enfrentam grande resistência no Japão por conta do aumento do número de casos.
Ainda assim, o Comitê Olímpico Internacional (COI) se disse otimista em reverter a opinião pública com o sucesso das Olimpíadas. Além da aplicação das vacinas contra a Covid-19 em todos os atletas, delegações e profissionais da imprensa, haverá um rigoroso controle para evitar a disseminação. O evento está previsto para acontecer entre os dias 23 de julho e 8 de agosto.
LEIA TAMBÉM
São Paulo dá mais um show, goleia o Mirassol e está na final do Paulista