
O consumo de cigarro está associado às mais diversas doenças, dentre elas o câncer, envelhecimento precoce, a fadiga, debilitação da memória, dentre outras. Parar de fumar é um requisito para uma vida mais saudável. Nesse sentido, atividade física é um poderoso aliado contra o tabagismo, auxiliando aqueles que buscam parar de fumar.
Através de uma pesquisa, 434.190 pessoas passaram por um programa de exames médicos em uma empresa privada em Taiwan. Os médicos relataram que fumantes ativos (aqueles envolvidos em atividades pelo menos moderadas) tinham 55% mais chances de parar de fumar do que aqueles que eram inativo. Além disso, esses fumantes ativos tinham 43% menos probabilidade de recaída do que os fumantes inativos.
Para estimular os que ainda não praticam uma atividade física, confira a lista de benefícios:
- manutenção do peso ideal;
- mais disposição;
- retardo do envelhecimento do corpo;
- aumento da autoestima e até melhora no desempenho sexual;
- além disso, as chances de recaídas em voltar a fumar também diminuem.
Para se tornar um hábito, é importante que a atividade física tenha a ver com o perfil de cada pessoa. Você pode escolher: musculação e os exercícios aeróbicos (esteira, bicicleta, etc.) em academias e clubes, por exemplo, costumam ser as melhores opções para as pessoas mais práticas.
Corrida e caminhada é outra opção e podem ser associados aos exercícios respiratórios, com técnicas de inspiração profunda e expiração lenta, em ciclos. Excelente para enfrentar a fissura e já começar a reduzir o número de cigarros até a data marcada e tão sonhada para deixar de fumar.
Lembre-se que é indicado passar pelo médico antes de iniciar qualquer atividade física e sempre com acompanhamento de um profissional de Educação Física.
VEJA TAMBÉM: Câncer de boca gera danos nos lábios e na língua