Cidades

Prefeitura de Ribeirão Preto planeja reabertura do Bosque e Zoológico Dr. Fábio Barreto em 10 dias após temporal devastador

Prefeitura de Ribeirão Preto inicia limpeza do Bosque e Zoológico Dr. Fábio Barreto para reabertura em 10 dias

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade, anunciou que o Bosque e Zoológico Dr. Fábio Barreto devem ser reabertos em um prazo de 10 dias. O local está fechado ao público desde o dia 24 de julho, quando um temporal causou a queda de mais de 50 árvores nas áreas de passeio, incluindo o Jardim Japonês. O temporal afetou toda a cidade, resultando na queda de aproximadamente 2 mil árvores.

As equipes da prefeitura estão empenhadas em uma força-tarefa para realizar a limpeza e a manutenção do parque. Mariana Sargento, secretária de Meio Ambiente, destacou que o trabalho está sendo feito com cautela, considerando os danos e a segurança dos visitantes. “Desde o dia do vendaval, nossas equipes trabalham intensamente na recuperação do Bosque, com o objetivo de reabri-lo à população o mais breve possível,” afirmou Sargento.

Além da remoção das árvores caídas, os profissionais estão fazendo uma avaliação das condições dos exemplares restantes, decidindo quais precisam ser podados ou extraídos para garantir um ambiente seguro. Otávio Almeida, responsável técnico pelo Bosque, ressaltou a importância desse trabalho para a conservação das espécies no parque.

Algumas estruturas, como os recintos dos animais e o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), não sofreram danos significativos. No entanto, o Jardim Japonês, que foi bastante afetado, permanecerá interditado por mais tempo, mesmo com a reabertura do restante do espaço.

Os serviços de recuperação estão sendo realizados em colaboração com as Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade, e de Infraestrutura e Zeladoria. A reabertura do Bosque e Zoológico dependerá da conclusão dos trabalhos de limpeza e da verificação das condições de segurança do local.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo