Capacitação melhora atendimento a pessoas com deficiência em Sertãozinho


O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Jaboticabal realizou no sábado (15) uma capacitação focada no atendimento de pessoas com deficiência (PCD) no transporte coletivo. A atividade, que contou com a parceria do Departamento de Trânsito e Transportes (DTT) e da Paraty Mobilidade, aconteceu das 8h às 12h, no salão do Rotary Clube, reunindo cerca de 100 participantes.
O objetivo da capacitação foi qualificar motoristas, monitores e coordenadores da empresa de transporte de Jaboticabal e Matão para um atendimento mais adequado a pessoas com deficiência e usuários neurodivergentes, tanto nas linhas urbanas quanto no transporte realizado pelas entidades do município.
Durante o encontro, foram discutidos temas como o uso correto dos termos para se referir às pessoas com deficiência, estratégias para uma abordagem e comunicação adequadas, e a sensibilização dos profissionais em relação às diferentes necessidades dos usuários.
A programação incluiu uma dinâmica dentro de um ônibus, permitindo que os participantes experimentassem situações reais do transporte de alunos e debatendo na prática como devem agir diante de diferentes cenários.
Estiveram presentes representantes da ABCDown, Olhos D’Alma, Apás e APAE, além de profissionais que atuam diretamente na operação do transporte. A iniciativa visa fortalecer a formação das equipes, contribuindo para um atendimento mais acolhedor, respeitoso, seguro e adaptado às necessidades das pessoas com deficiência.



