Cultura e MúsicaPolícia

Desfile cívico-militar do Dia da Independência atrai multidão no Rio

Desfile cívico-militar no Rio de Janeiro reúne mais de 6 mil participantes e milhares de espectadores em homenagem ao Dia da Independência apesar da chuva

No Rio de Janeiro, o desfile cívico-militar em celebração ao Dia da Independência ocorreu na Avenida Presidente Vargas, em frente ao Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste. Mesmo com o tempo chuvoso, milhares de pessoas compareceram para assistir ao evento, portando bandeirinhas do Brasil.

A cerimônia teve início com a revista das tropas, realizada pelos comandantes das três forças militares. O destaque da cerimônia foi a chegada do fogo simbólico da pátria, transportado pelo atleta do pentatlo Douglas Castro, que foi acompanhado por outros esportistas militares e utilizou a tocha para acender uma pira diante do palácio.

A banda do primeiro batalhão de guarda do Exército executou o Hino da Independência e a Salva de Gala logo em seguida. O cortejo teve início com batedores dos Fuzileiros Navais, da Polícia do Exército e da Polícia da Aeronáutica, todos em motocicletas, e uma unidade de cavalaria que exibiu as bandeiras que representaram o Brasil ao longo de sua história.

Participaram do desfile mais de 6 mil militares, além de agentes de forças de segurança de diferentes esferas. Organizações sociais, como a Cruz Vermelha e os Escoteiros, também marcaram presença, assim como entidades beneficentes e escolas.

Entre os destaques do evento, estiveram os conjuntos exclusivos de mulheres que representam diversos grupamentos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além de militares que integram as Forças de Paz das Nações Unidas.

Mais de 180 viaturas foram utilizadas no desfile, incluindo tanques blindados do Exército, embarcações anfíbias da Marinha, que transitam na terra e na água, e caminhões de resgate do Corpo de Bombeiros.

Para mais detalhes sobre o evento, confira a reportagem do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo