Climatologia

Chuvas e trovoadas afetam o centro-sul do Brasil nesta quarta-feira

Condições atmosféricas instáveis trazem chuvas e trovoadas para o centro-sul do Brasil, com destaque para os estados de São Paulo e Paraná

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para um clima instável em várias regiões do Brasil nesta quarta-feira (9) e quinta-feira (10). O fenômeno é causado por áreas de baixa pressão no interior da América do Sul e um cavado sobre a Região Sul, que criam condições favoráveis para chuvas e trovoadas no Centro-Oeste, Sul, Sudeste e partes do Norte do país.

Os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul estão entre os locais com maior potencial para tempestades, incluindo a possibilidade de granizo e rajadas de vento.

No Nordeste, as chuvas serão mais intensas e concentradas na faixa litorânea. Em contrapartida, o Matopiba — que abrange Tocantins, centro-sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia — enfrentará um clima seco, quente e com baixa umidade do ar.

Os avisos amarelos de temor por tempestades incluem os estados de São Paulo, grande parte do Rio de Janeiro e o centro-sul de Minas Gerais. As capitais dessas regiões também estão sob aviso.

A previsão para esta quarta-feira aponta muitas nuvens na Região Sudeste. A manhã será marcada por pancadas de chuva e trovoadas isoladas em áreas do centro-oeste paulista e no oeste do Triângulo Mineiro. Nos demais pontos de São Paulo, no centro-sul e leste mineiro, além do Rio de Janeiro e Espírito Santo, também há previsão de chuvas.

À tarde e à noite, as chuvas devem se intensificar, atingindo todo o estado de São Paulo, o Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e o centro-oeste do Rio de Janeiro. A expectativa é de temperaturas mínimas em torno de 14 °C em São Paulo, chegando a 27 °C no Rio de Janeiro e em Vitória.

Na quinta-feira (10), o clima permanece instável com chuvas e trovoadas isoladas em São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais. Não há previsão de chuvas para o norte de Minas. As temperaturas mínimas devem variar entre 15 °C, com máximas de até 29 °C em Vitória.

Na Região Sul, os avisos amarelos de perigo potencial para tempestades se aplicam ao Paraná, Santa Catarina e centro-norte do Rio Grande do Sul, incluindo as capitais Parana e Catarinense. No extremo sul do Rio Grande do Sul, no entanto, não há avisos.

As chuvas devem retornar com intensidade na quarta-feira, com trovoadas ao longo do dia no Paraná e à noite em Santa Catarina e no centro-norte do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre e Curitiba, as mínimas serão de 12 °C, com máximas de 24 °C em Florianópolis e 16 °C em Curitiba, devido à chuva constante.

Na quinta-feira, a previsão é de continuidade da chuva na Região Sul, com mínimas de 14 °C em Curitiba e máximas de 22 °C em Porto Alegre.

Além disso, o Inmet emitiu alertas amarelos para tempestades no extremo sudoeste do Pará e leste de Rondônia nesta quarta-feira. No litoral sul da Bahia, há risco de chuvas intensas na região de Porto Seguro. Avisos semelhantes para baixa umidade do ar afetam parte do Piauí, Ceará e áreas lindeiras.

Estão sob aviso amarelo também a maior parte de Mato Grosso, sul de Goiás e todo o estado de Mato Grosso do Sul, com possibilidade de tempestades até a quinta-feira.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo