

A Prova Nacional Docente (PND) de 2026 conta com a participação de 23 secretarias estaduais de educação e 2.007 municípios, o que representa 85,19% das 27 unidades da federação e 36,03% dos 5.571 municípios do Brasil. A adesão das redes municipais cresceu 33,09% em relação aos 1.508 municípios que participaram em 2025.
Na primeira edição da PND, o Ministério da Educação (MEC) registrou a adesão de 22 redes de ensino estaduais. A participação no CNU dos Professores é voluntária. De acordo com a portaria nº 527, publicada pelo MEC em junho, os estados que aderiram este ano são: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Apenas Amazonas, Ceará, Goiás e o Distrito Federal não confirmaram adesão na categoria estadual.
Os 2.007 municípios participantes incluem redes de 26 estados brasileiros. As 25 capitais que participaram são: Rio Branco, Manaus, Macapá, Belém, Porto Velho, Boa Vista (Norte), Maceió, Salvador, Fortaleza, São Luís, João Pessoa, Recife, Teresina, Natal, Aracaju (Nordeste), Goiânia, Cuiabá, Campo Grande (Centro-Oeste), Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória (Sudeste) e Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis (Sul). Apenas Palmas não vai adotar a PND em seus processos seletivos de professores.
A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) informou que não aderiu à PND devido à análise da compatibilidade da política pública federal com as especificidades da rede local. A SEEDF está preparando um novo concurso público, com edital previsto para 2026, com ênfase nas carreiras de magistério e gestão educacional. Em 2022, um concurso anterior resultou na nomeação de mais de 11,5 mil aprovados, com a expectativa de preenchimento de 2.650 vagas imediatas e 7.954 vagas para cadastro de reserva até 2027.
A Secretaria Municipal da Educação de Palmas informou que não planeja realizar novo concurso para professores efetivos, pois o último concurso, realizado em 2024, ainda está vigente. A prefeitura realiza anualmente processos seletivos para professores temporários, conforme as necessidades da rede municipal.
O MEC anunciou que a PND tem como objetivo promover concursos públicos ou outros processos seletivos para contratação de docentes nas redes públicas de ensino. Os resultados podem ser utilizados como mecanismo de seleção pelos estados e municípios que aderirem ao programa, com a finalidade de melhorar a qualidade dos processos seletivos e aumentar a qualificação dos professores no magistério. A PND faz parte do programa Mais Professores, focado na valorização e qualificação dos educadores da educação básica no Brasil.



