MundoPolítica

Lei sancionada amplia diretoria do Conselho Federal da OAB

Nova lei aprovada cria novos cargos na diretoria do Conselho Federal da OAB, permitindo maior flexibilidade na administração da entidade.

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou nesta terça-feira (22) uma lei que amplia a composição da Diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A nova norma, que altera o Estatuto da Advocacia (Lei 8.906, de 1994), cria novos cargos e modifica a nomenclatura do secretário-geral adjunto, além de permitir que os Conselhos Seccionais estabeleçam diretorias regimentais temporárias.

A partir de agora, o núcleo executivo da OAB Nacional contará com sete cargos, incluindo corregedor-geral, diretor tesoureiro, diretor administrativo e diretor executivo, este último substituindo a função de secretário-geral adjunto. Os cargos de presidente, vice-presidente e secretário-geral permanecem inalterados. Vale destacar que todas as funções de direção na OAB são exercidas de forma voluntária e não são remuneradas.

A proposta de alteração dos cargos foi discutida no Congresso Nacional por meio do Projeto de Lei 1.743/2024, que começou na Câmara dos Deputados e seguiu para o Senado, onde foi aprovada em 2 de setembro, antes de ser enviada para sanção presidencial.

A OAB é a entidade máxima que representa os advogados no Brasil, responsável por regulamentar o exercício da advocacia, além de fiscalizar e selecionar os profissionais por meio de um exame próprio.

Geraldo Alckmin, como presidente em exercício, assinou a sanção enquanto Luiz Inácio Lula da Silva estava em Nova York, onde discursou na abertura da 81ª Assembleia Geral da ONU. Lula deve retornar ao Brasil na noite de hoje.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo