

Sete candidatos disputam a vaga de governador do Rio Grande do Sul nas eleições deste ano, que contarão com a participação de 8.526.233 eleitores. Dentre os votantes, 53% são mulheres e 47% são homens.
Entre os eleitores que declaram sua cor ou raça, 16,09% se identificam, sendo 17,1% pardos, 74,37% brancos e 7,79% pretos.
O primeiro turno das eleições acontece no dia 4 de outubro, quando os eleitores também votarão para deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente da República, incluindo os respectivos vices. A chapa para senador é composta por um titular e dois suplentes.
Se nenhum candidato a governador ou presidente conseguir mais de 50% dos votos válidos, o segundo turno será realizado no dia 25 de outubro.
A lista dos candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, em ordem alfabética, é a seguinte:
Cesar Pontes – Cesar Augusto Pontes Ferreira (PCO)
Gabriel Souza – Gabriel Vieira de Souza (MDB)
Juliana Brizola (PDT)
Marcelo Maranata – Marcelo Maranata Soares Reinaldo (PSDB)
Priscila Voigt – Priscila Voigt Severiano (UP)
Rejane de Oliveira – Rejane Silva de Oliveira (PSTU)
Zucco – Luciano Lorenzini Zucco (PL)



