Ribeirão PretoSaúdeTrânsito

Ribeirão Preto promove encontro entre órgãos para fortalecer segurança no trânsito e redução de acidentes

Ribeirão Preto discute com órgãos sobre ações integradas para melhorar a segurança no trânsito e reduzir acidentes

Ribeirão Preto recebeu, na quarta-feira (30), representantes de órgãos estaduais, municípios e instituições vinculadas à mobilidade e saúde para discutir segurança viária e estratégias que visam a prevenção de mortes e lesões no trânsito. Os encontros, apoiados pela RP Mobi, ocorreram em dois momentos ao longo do dia.

Pela manhã, no Anfiteatro da Diretoria Regional de Saúde (DRS XIII), foi realizada uma reunião do Comitê de Enfrentamento à Violência no Trânsito. O evento focou nos impactos dos acidentes de trânsito na saúde pública e na necessidade de uma atuação integrada entre as diversas áreas. A gerente de Segurança Viária da RP Mobi, Rudilea Couteiro, compartilhou os princípios da abordagem Visão Zero e apresentou dados sobre a mortalidade no trânsito em Ribeirão Preto, além dos efeitos para o sistema de saúde e as iniciativas já em andamento na cidade.

O presidente do Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo (Cetran/SP), Frederico Pierotti Arantes, também fez parte das discussões, abordando o Plano Estadual de Segurança Viária e o Sistema Estadual de Trânsito (SISTRAN-SP). O superintendente do Detran/SP, Marcelo Cadelca de Melo, discutiu a utilização da plataforma Infosiga para análise e monitoramento dos dados de trânsito.

À tarde, o auditório da RP Mobi foi palco do encontro “Implementação e Governança da Segurança Viária – Ribeirão Preto e Franca”, que teve como objetivo a troca de experiências e o fortalecimento da gestão regional do trânsito. O diretor de Segurança Viária da RP Mobi, Delcides Araujo Jr., fez a abertura do evento.

Durante os encontros, Rudilea Couteiro apresentou o plano-piloto da Câmara Temática de Gestão e Coordenação do PNATRANS (CTPNAT), que visa aplicar o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) tanto em Ribeirão Preto quanto nos municípios vizinhos. Os participantes tiveram acesso a formulários da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e a um curso de capacitação para gestão do Sistema do PNATRANS.

O presidente do Cetran/SP ressaltou a importância da integração dos municípios ao SISTRAN-SP para o cumprimento das metas estabelecidas pelo PNATRANS e pelo Plano de Segurança Viária do Estado de São Paulo (PSV-SP). O evento também contou com a participação de Guilherme Nafalski, líder de Articulação e Relações Institucionais do Instituto Cordial, que apresentou o andamento do plano-piloto do CTPNAT em execução.

A programação foi encerrada com debates e articulações técnicas entre os participantes, enfatizando a necessidade de integração entre órgãos e municípios e a utilização de dados para o planejamento de ações focadas na segurança viária e na preservação de vidas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo