

A seleção feminina de futebol do Brasil encerrou, na noite desta terça-feira (13), mais uma data Fifa com jogos amistosos contra a Argentina. Após uma vitória convincente por 3 a 1 no sábado (10) no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, as brasileiras fecharam o segundo confronto em uma igualdade de 2 a 2 na Arena de Pernambuco, localizada em São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife.
No segundo confronto, o técnico Arthur Elias promoveu nove mudanças na formação titular, mantendo apenas as laterais Isabela e Raíssa Bahia. Thaís Lima ocupou a posição de goleira no lugar de Lorena, enquanto a dupla de zaga foi composta por Tayla e Tarciane. O ataque teve as presenças de Kaylane, Kerolin, Bia Zaneratto, Gio Garbelini, Priscila e Jhonson, que substituíram Duda Sampaio, Angelina, Maiara, Luany, Taina Maranhão e Geyse.
Logo aos 12 minutos, as brasileiras mostraram sua força ao abrir o placar com um cabeceio de Bia Zaneratto, após um cruzamento de Raíssa Bahia. Aos 27 minutos, capitalizando em um contra-ataque, Gio Garbelini amplificou a vantagem para 2 a 0.
Entretanto, a Argentina reagiu e diminuiu a diferença aos 34 minutos com um gol da meia Daiana Falfán. A situação se complicou para o Brasil na etapa final; aos sete minutos, a atacante Florencia Bonsegundo empatou a partida ao converter um pênalti, após a meia Sofía Dominguez ser derrubada na área por Isabela.
O Brasil teve a oportunidade de pressionar mais, uma vez que ficou em vantagem numérica a partir dos 11 minutos do segundo tempo, quando Sofía Dominguez foi expulsa por puxar o cabelo de Kerolin. Mesmo jogando com uma jogadora a mais, a equipe não conseguiu criar chances claras para retomar a liderança, frustrando os cerca de 30 mil torcedores presentes na Arena de Pernambuco.
Após o jogo, Arthur Elias comentou: “Tivemos dificuldade em jogar com um jogador a mais. Existem processos que nos trazem alertas, mas também há aspectos positivos que nos aproximam de uma convocação em maio do ano que vem”. Durante os amistosos, 27 das 28 jogadoras convocadas foram testadas. No jogo de terça, foram feitas dez substituições, incluindo a estreia da zagueira Carol Gil, do São Paulo. A goleira Yanne, do Bahia, foi a única que não participou dos dois amistosos.
Arthur também ressaltou que, enquanto alguns jogos têm como prioridade a vitória, há confrontos que são estratégicos, demandando decisões difíceis mas necessárias. Para 2026, a seleção feminina tem programados dois amistosos contra o Japão, ambos fora de casa: o primeiro em 29 de novembro, em Hiroshima, e o segundo em 5 de dezembro, na cidade de Okayama. No ano de 2027, estão previstas mais duas datas Fifa, em fevereiro e abril, permitindo até três partidas em cada período antes da convocação para a Copa do Mundo, que será realizada no Brasil.



