Festival de Cinema Destaca Talentos Infantis e Juvenis na Sétima Arte
Festival Internacional Pequeno Cineasta promove a exibição de 68 filmes feitos por jovens de 8 a 17 anos, destacando sua criatividade e storytelling


O jovem cineasta Miguel Figueiredo Viglio, de apenas 14 anos, é um dos protagonistas do Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC), que acontece entre os dias 18 e 24 de outubro em três importantes espaços culturais do Rio de Janeiro: Teatro Municipal Carlos Gomes, Instituto Cervantes e Jardim Botânico. O festival, que promove a arte do cinema entre crianças e adolescentes, tem programação gratuita e reúne produções de jovens talentos de todo o mundo.
“Aí comecei a fazer os filmes em stop motion com brinquedos que eu tinha e fui me aprimorando”, revelou Miguel, que desde os 5 anos sonha com o cinema e aos 7 começou a se aventurar em cursos de animação.
Confiando em seu sonho, Miguel reconhece que o caminho não é fácil, mas afirma: “É difícil, mas sei que vou trabalhar com uma coisa que eu gosto e com pessoas que também gostam da mesma coisa.” Miguel participa do festival com seu filme Circo dos Horrores, que já lhe rendeu prêmios em festivais como o FECEA, no Rio Grande do Sul, e o Festival do Rio, ambos em 2025.
Outro jovem presente no festival é Daniel Nini, de 16 anos, que se apaixonou pela arte do cinema após atuar no teatro. Daniel compartilha sua trajetória, que começou com a filmagem no celular: “Nesse período pensei que nada ia ser aproveitado, mas com a mágica da edição, ficou ótimo. Fiquei muito feliz com o resultado.” Com o tempo, ele conseguiu adquirir equipamentos próprios para continuar sua produção.
Uma proposta inovadora
Um dos aspectos únicos do FIPC é a participação de crianças e adolescentes na escolha dos vencedores. O Júri Oficial é composto por jovens entre 8 e 17 anos, o que torna a decisão ainda mais significativa. Carina Ki, uma das juradas, destacou a importância da experiência: “Fiquei muito impressionada com a criatividade e todas as técnicas que elas usaram.” Para ela, o festival proporciona um importante espaço para a troca cultural entre os jovens cineastas.
A idealizadora do festival, Daniela Gracindo, ressalta que o diferencial do FIPC é que são os próprios jovens que assumem o protagonismo ao contar suas histórias. “A opinião deles importa, e isso muda completamente a postura da criança na cadeira do cinema”, avaliou Daniela.
11ª edição do FIPC
Neste ano, o FIPC chega à sua 11ª edição com um aumento significativo no número de participantes e atividades. Desde sua primeira edição em 2010, o festival tem promovido a troca cultural e a expressão de crianças e jovens, culminando em um evento que já envolveu produções de 54 países e atingiu mais de 80 mil pessoas.
Durante o festival, serão exibidos 68 filmes de jovens cineastas de 8 a 17 anos, selecionados a partir de 467 inscrições de 41 países e 10 estados brasileiros. As produções variam entre ficção, documentários e animações, abordando temas contemporâneos como amizade, preconceito, inteligência artificial e crise climática.
Atividades e intercâmbio cultural
A cerimônia de abertura ocorre no dia 18, às 11h, no Teatro Municipal Carlos Gomes, e contará com um encontro especial entre cineastas do Brasil e da Guiana Francesa. O festival também oferece workshops e mesas redondas, como a Mesa Redondinha, que reúne jovens cineastas para discutir suas experiências e processos criativos.
Além disso, a iniciativa Pequeno Cineasta na Escola traz as produções do festival para o ambiente escolar, proporcionando uma valiosa oportunidade de aprendizado e discussão em torno do cinema.
O encerramento do festival no dia 24, no Instituto Cervantes, incluirá a premiação dos vencedores e uma homenagem ao cineasta Gracindo Jr., que faleceu recentemente, aos 83 anos. Este festival, com o apoio institucional das Secretarias Municipais de Cultura e de Educação do Rio, reafirma seu compromisso com a formação de novas gerações de cineastas e a promoção da cultura.



