EducaçãoPolíticaTecnologiaTrabalho

Olimpíadas de Matemática promovem competição entre estudantes e educadores no Rio de Janeiro

Estudantes e professores se enfrentam em competição nacional que oferece bolsas e apoio a projetos pedagógicos, ampliando a valorização da matemática nas escolas

Professores e estudantes de todo o Brasil se preparam para um evento inédito: neste sábado (17), acontece a primeira edição da Olimpíada de Matemática voltada para docentes, simultaneamente à segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que oferece oportunidades de bolsas de estudo e apoio a projetos pedagógicos. As provas serão aplicadas a partir das 14h30, sob a coordenação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Com mais de 900 mil estudantes esperados, a Obmep celebra sua 21ª edição. Os participantes foram selecionados entre os 18,3 milhões de alunos do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio que se inscreveram na primeira fase, ocorrida em 9 de junho.

A prova consiste em seis questões discursivas que os participantes terão até três horas para resolver. Os resultados serão anunciados em 15 de dezembro, com a premiação de 8.450 medalhas nacionais, incluindo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa.

Os medalhistas nacionais da Obmep terão acesso ao Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), que inclui aulas avançadas de matemática e uma bolsa mensal de R$ 300, proporcionada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Obmep é promovida em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC).

A primeira olimpíada para professores

Em paralelo, os professores do ensino fundamental terão a oportunidade de participar da primeira Olimpíada de Professores da Obmep Mirim, também organizada pelo Impa. Esta iniciativa é voltada a docentes ativos que lecionam do 1º ao 5º ano em escolas públicas ou privadas.

Serão oferecidas 25 medalhas de ouro, 50 de prata, 100 de bronze e 500 menções honrosas. Os vencedores terão acesso a um curso de formação em matemática para professores do ensino fundamental I, disponibilizado pelo Impa.

Os medalhistas de ouro ainda poderão participar de atividades presenciais no Rio de Janeiro, com despesas cobertas pelo Impa, além de apresentar projetos pedagógicos para aplicação em sala de aula, podendo solicitar uma bolsa de R$ 700 por quatro meses para a implementação de suas propostas.

Essa ação visa não apenas promover a formação contínua em matemática, mas também reconhecer e valorizar o trabalho essencial dos docentes que atuam nos primeiros anos da educação básica. O Impa conta com o apoio acadêmico da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo