Eleições

Transporte gratuito garantido para indígenas do Vale do Javari no segundo turno eleitoral

Transporte gratuito para indígenas do Vale do Javari é garantido pelo TRE-AM, assegurando o direito ao voto no segundo turno das eleições

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) anunciou nesta quinta-feira (22) que o transporte gratuito dos eleitores da Terra Indígena Vale do Javari está confirmado para o próximo domingo (25), durante o segundo turno das eleições gerais. A regularização do transporte e o apoio logístico necessário foram acordados em uma reunião realizada na quarta-feira (21), sob a condução da juíza da 42ª Zona Eleitoral, Dálethe Borges Messias.

A juíza destacou que, no primeiro turno, esteve presente na entrega de urnas eletrônicas nas comunidades de Paraíso e Remancinho, com o objetivo de “assegurar o direito ao voto” aos indígenas. Durante o encontro, ela solicitou aos representantes indígenas que apresentem uma lista das embarcações a serem utilizadas no segundo turno, incluindo a identificação dos responsáveis e das entidades que contribuirão para o transporte dos eleitores.

Essa medida visa facilitar o acompanhamento e fiscalização do transporte, garantindo a transparência e o cumprimento das normas eleitorais. Para as próximas eleições, foi acordado que as informações sobre locais de votação, comunidades atendidas, rotas fluviais, distâncias, condições de navegabilidade, estimativas de eleitores e disponibilidade de embarcações e tripulações deverão ser apresentadas com antecedência.

Vale do Javari

A Terra Indígena do Vale do Javari é a segunda maior do Brasil, abrangendo 8,5 milhões de hectares — uma área superior à do estado da Paraíba. Homologada em 2001, essa terra indígena se localiza no estado do Amazonas, em uma região de tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. O Vale do Javari abriga 74 aldeias, sete povos e mais de 6 mil indígenas, possuindo a maior concentração de povos indígenas isolados do planeta.

Devido à sua vasta riqueza natural e localização estratégica, a região é frequentemente alvo de atividades ilegais, como narcotráfico, garimpo irregular, biopirataria e extração de madeira. Em 2022, o Vale do Javari foi palco do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, que perderam a vida em uma emboscada no Rio Itaquaí.

* Com informações do TRE-AM

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo