Câmera ZEleiçõesPolíticaTecnologia

Prazo final para a veiculação de propaganda eleitoral é hoje

Candidatos encerram campanha eleitoral na véspera do segundo turno, quando começam as restrições para veiculação de propaganda e divulgação de conteúdos

Às vésperas do segundo turno das Eleições de 2026, os candidatos encerram suas campanhas às 22h deste sábado (24). A partir dessa data, fica proibido o uso de alto-falantes ou amplificadores de som, a distribuição de material impresso e qualquer ação de divulgação como caminhadas, carreatas e passeatas. Esses pontos são norma da legislação eleitoral que visa garantir a lisura do pleito.

Outro detalhe importante é a restrição à publicação e republicação de conteúdos alterados ou produzidos com inteligência artificial que incluam imagens, vozes ou manifestações de candidatos ou pessoas públicas. Essa proibição se estende por 24 horas após o encerramento das votações.

Enquanto isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estará ativo neste sábado, podendo divulgar comunicados e instruções ao eleitorado por um período de até dez minutos diários nas emissoras de rádio e televisão. Esse tempo pode ser compartilhado com os tribunais regionais eleitorais.

Na sexta-feira (23), também encerrou-se a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, assim como o período para anúncios pagos na imprensa escrita e debates entre candidatos. Desde quinta-feira (22), as atividades de comícios não são mais permitidas, e a veiculação de propaganda eleitoral paga ou impulsionada na internet foi suspendida.

Horário de votação

Amanhã (25), os brasileiros vão às urnas das 8h às 17h para escolher o próximo presidente da República. Em alguns estados, como Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Tocantins, também será definida a nova governadora ou governador. Nesses casos, a ordem de votação será primeiro para governador e depois para presidente.

Seis cidades brasileiras realizarão eleições suplementares para prefeito. Nesses locais, os eleitores votarão primeiro em presidente e, em seguida, em prefeito.

O TSE recomenda que os eleitores consultem previamente seus locais de votação pelo site do tribunal ou pelo aplicativo e-Título. Além disso, é aconselhado levar anotações com os números dos candidatos. Vale lembrar que celulares são proibidos na cabine de votação.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo