EleiçõesEmpregoJustiçaPolíticaTrabalho

MTE registra 4,3 mil denúncias de assédio eleitoral em apenas três dias

Canal do MTE para denúncias de assédio eleitoral registra 4,3 mil casos em três dias, com maior incidência na Região Sudeste

Nos três primeiros dias de funcionamento de um canal dedicado ao combate ao assédio eleitoral no ambiente de trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) registrou cerca de 4,3 mil denúncias.

Esse canal foi implementado em 28 de outubro, em resposta ao aumento das reclamações sobre essa prática tanto nas redes sociais quanto em órgãos competentes.

O maior número de denúncias veio do estado de São Paulo, com 1.325 casos reportados, seguido pelo Rio de Janeiro com 354, Minas Gerais com 345, Paraná com 268 e Santa Catarina com 259. A Região Sudeste é a que mais concentra essas ocorrências, somando 48,5% do total.

O MTE já iniciou a apuração das denúncias recebidas.

>> Clique aqui e saiba mais sobre assédio eleitoral, na Agência Brasil

Definindo o assédio eleitoral

O assédio eleitoral se caracteriza pela pressão exercida por chefes ou superiores hierárquicos sobre os trabalhadores, forçando-os a votar ou não em determinados candidatos. A demissão de um funcionário em decorrência de sua opção política também configura essa prática, podendo resultar na obrigatoriedade de readmissão e indenização por danos morais, caso seja comprovado o motivo da dispensa.

Como realizar uma denúncia

As vítimas ou testemunhas de assédio eleitoral no ambiente de trabalho podem registrar suas denúncias através dos canais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ou do Ministério Público do Trabalho (MPT).

É garantido que as denúncias sejam mantidas em sigilo e encaminhadas para os órgãos competentes.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo