JundiaíSaúde

Vacinação contra febre amarela é reforçada para romeiros que seguem a Aparecida no feriado

Itinerários das Rotas da Fé passam por áreas de risco; em Jundiaí, doses estão disponíveis em todas as UBS e Clínicas da Família

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está reforçando a vacinação contra a febre amarela para romeiros que participarão, no feriado de 12 de outubro, das peregrinações conhecidas como Rotas da Fé, com destino ao Santuário Nacional de Aparecida (SP).

De acordo com o Mapa de Favorabilidade da doença, os trajetos apresentam alto risco de transmissão, principalmente em áreas de vegetação e fragmentos florestais.

Em Jundiaí, a vacina está disponível durante a semana em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Clínicas da Família, nos horários de atendimento das salas de imunização.

A febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos e pode causar desde sintomas leves até casos graves e fatais. Em 2025, já foram confirmados 66 casos no Estado, com 37 mortes – letalidade de 56%. Em Jundiaí, foram duas ocorrências, sendo um óbito.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carolina de Azevedo, a vacina deve ser aplicada pelo menos 10 dias antes da viagem para garantir proteção. O esquema é de dose única a partir dos 5 anos. Crianças de 9 meses a 4 anos devem receber duas doses, e em Jundiaí a imunização é feita a partir dos 6 meses de idade. Só neste ano, 14.965 doses já foram aplicadas no município.

Além da vacinação, a Secretaria orienta cuidados adicionais, como uso de repelente, roupas que cubram braços e pernas, e a busca imediata por atendimento médico em caso de sintomas como febre alta, dores no corpo, vômitos ou icterícia (pele e olhos amarelados).

LEIA MAIS

Quatro comerciantes são presas em Itupeva por venda ilegal de agrotóxicos

VÍDEO — Ex-delegado-geral de SP é executado a tiros em Praia Grande

 

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios