Meio Ambiente

VíDEO – O mar volta a ter vida

O Canal do Porto de Santos presenciou o passeio de golfinhos

A pandemia do coronavírus fez com que um grande número de pessoas deixasse de circular pelas praias, parques, rios e mares. Com isso, os animais silvestres, que antes eram vistos esporadicamente, agora começam a aparecer com mais frequência e dando uma esperança que a natureza pode sim se recuperar. Nesta terça houve um flagrante da aparição de golfinhos no Canal do Porto de Santos, Litoral de São Paulo.

Mais uma vez o Canal do Porto recebe visita de mamíferos marinhos.

Quem passava de barco, fazia a travessia de balsas entre Santos e Guarujá e até os trabalhadores portuários puderam presenciar essa cena linda de animais estarem tão próximos. A cena chamou a atenção de todos, que fez uma série de registros das passagens dos golfinhos.

O complexo portuário já teve uma outra aparição de cetáceos que foi destaque. Em 2019, um filhote de baleia jubarte também chegou a circular no mesmo local e na época, o Ibama fez todo um esquema para acompanhar o momento dele e da mãe para evitar qualquer acidente. A cena da época chamou muito a atenção.

A época do inverno geralmente traz pinguins de magalhães, focas, leões e lobos marinhos e baleias para os mares do Brasil, pois eles precisam de águas quentes para a reprodução. Tudo é acompanhado de perto pelo Ibama. Mas um outro efeito que está acontecendo é que desde o anúncio da pandemia do COVID-19, em março no Brasil, vários parques, praias, trilhas e outros locais de natureza, que tinham uma presença constante de pessoas deixaram de ser frequentadas.

Para os animais silvestres isso acabou sendo benéfico, porque eles podem circular mais a vontade. A presença do homem, muitas vezes é intimidadora e também com o ecossistema mais limpo do que o habitual e sem o lixo jogado de forma irregular fez com que estes espaços pudessem novamente serem popularizados pelos animais. Fica a lição para que após a pandemia as pessoas possam ter noção de admiração, mas também de consciência e de respeito ao espaço destinado aos bichos. A Terra é lugar de todos.

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios