![Hospital São Vicente realiza atendimento personalizado](/wp-content/uploads/2021/05/prontuario-afetivo-aproxima-equipe-dos-pacientes-780x470.jpeg?v=1621291612)
O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), em Jundiaí aderiu ao projeto “Prontuário Afetivo”. As atividades começaram e a intenção é levar um atendimento mais humanizado e cuidados especiais para pacientes internados. Só que as famílias dos enfermos, não podem visitar os enfermos.
A psicóloga Nayara Pancelli fala da necessidade da implantação do projeto. O objetivo é mediar a comunicação entre o paciente, a equipe de profissionais e a família. Além disso serve para diminuir o impacto psicológico causado pelo adoecimento e a hospitalização.
“Nós buscamos humanizar e preservar a individualidade e a subjetividade de cada paciente, além de lembrar a todos das pequenas coisas que fazem os pacientes sorrirem”, explica Nayara.
De acordo com o Hospital São Vicente. As informações são coletadas por meio de contato telefônico com os familiares quando os pacientes são admitidos na unidade. Dentre os dados levantados, estão o estilo de música preferido do paciente, time de futebol do coração, quem são os filhos e netos, hobbies como artesanato e gastronomia. Mas ele é definido, de acordo com os traços da personalidade da pessoa. As descrições são inseridas em uma arte especial e fixadas no leito do paciente.
“O Prontuário Afetivo nada mais é do que a união entre o histórico de vida do paciente e os cuidados que ele necessita no momento. Essa soma de informações faz com que os profissionais tenham mais empatia, ajuda a conhecer o ser humano em sua singularidade e fortalece os vínculos entre paciente e equipe de trabalho”, ressalta a psicóloga.
LEIA TAMBÉM
Alerta – Qual o risco da alta exposição de crianças às telas