Olimpíadas de Tóquio: Brasileiros conquistam vagas à fases decisivas no atletismo e no boxe
Veja o resumão do que rolou neste sábado
O Brasil teve boas notícias nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão, neste sábado (30). Além das classificações no futebol masculino e no vôlei feminino e do bronze no tênis feminino de duplas, também ocorreram classificações no atletismo e no boxe. Também houve recorde da atleta mais rápida do mundo e a decepção de Novak Djokovic, principal nome do tênis mundial.
No atletismo, Paulo André Camilo conseguiu classificar o Brasil na semifinal da prova dos 100 metros rasos. A última vez que o país esteve nas semis das Olimpíadas, foi em Atenas 2004. Paulo André fez a marca de 10s17, atrás apenas do sul-africano Akani Simbine (10s08) e do marfinense Arthur Cisse (10s15) na sua bateria. Era o que ele precisava para avançar e recolocar o Brasil em uma semifinal dos 100m rasos.
E tem finalista no atletismo. Thiago Braz, atual campeão olímpico no salto com vara, garantiu a vaga para a final de Tóquio. O paulista fez 5,75m de marca na eliminatória, avançando à decisão. Ela vai acontecer na terça-feira a partir das 7h20 (de Brasília) e o brasileiro é candidato a garantir mais uma medalha de ouro.
Ainda no atletismo, mas no feminino, a jamaicana Elaine Thompson-Herah se juntou ao ex-velocista Usin Bolt ao se tornar a mulher mais rápida da história das Olimpíadas e a segunda mais rápida do mundo. Ela quebrou o recorde olímpico para conquistar o bi dos 100m rasos e puxar um pódio 100% jamaicano.
Boxe e tênis
No boxe, mais um brasileiro está na briga por medalha olímpica. Wanderson de Oliveira entrou no ringue e venceu o bielorrusso Dzmitry Asanou para avançar às quartas de final da categoria leve (até 63kg). A vitória aconteceu por decisão dividida (3 a 2) nas oitavas de final da categoria leve (até 63kg). Assim ele está a uma vitória de garantir medalha (no boxe, não há disputa de terceiro lugar).
Além de Wanderson, outros brasileiros também avançaram de fase no boxe. Beatriz Ferreira, Herbert Sousa também estão nas quartas de finais. Já Abner Teixeira garantiu a vaga às semifinais e já tem medalha assegurada.
E no tênis, uma surpresa. O número 1 do mundo, Novak Djokovic foi eliminado na semifinal e disputou o terceiro lugar. Só que na briga pela medalha de bronze, o sérvio também não teve sucesso. Isso porque ele perdeu para o espanhol Pablo Carreno Busta por 2 sets a 1.
Ele ficou tão irritado que quebrou a raquete. Além disso, ele iria disputar o bronze nas duplas mistas ao lado de Stojanovic, mas desistiu.
LEIA TAMBÉM