Os donos de restaurantes e espaços gastronômicos de Itatiba estão temerosos. Tudo por conta de falsos avisos de fechamentos dos estabelecimentos nos últimos dias. Na verdade tratam-se de golpes aplicados por bandidos.
Tudo começou quando os empresários teriam recebido contato dos supostos fiscais. Eles alegam que os criminosos afirmaram que o restaurante, bar ou outro espaço gastronômico seria multado ou lacrado. Uma mensagem para o telefone celular do estabelecimento era enviado e havia um link para o preenchimento de um formulário que poderia impedir a suposta autuação e, então, se aproveitam para clonar o aparelho.
Só que os donos que seguiam este procedimento caíam no golpes e tiveram muitos prejuízos. Denúncias foram feitas à Prefeitura de Itatiba, mas também para a Polícia Civil.
A Prefeitura de Itatiba esclarece que a Vigilância Sanitária não tem nenhum canal online para justificativa de denúncias ou de lacração de estabelecimentos. Nos últimos dias, alguns restaurantes da cidade já caíram em fraudes realizadas por golpistas que se passam por funcionários da Vigilância.
Assim, a orientação é que os estabelecimentos que, caso recebam alguma ligação ou contato nesse sentido, não executem nenhum procedimento solicitado e comuniquem imediatamente a Vigilância Sanitária e as forças policiais, pois se trata de tentativa de golpe de clonagem de celulares. O telefone da Vigilância Sanitária de Itatiba é o (11) 4538-6239 e o da Polícia é o 190.
LEIA TAMBÉM
Criminosos se passam por funcionários da saúde de Cabreúva e aplicam golpes