VÍDEO – Litoral está mais seguro com o início da Operação Verão
Para recepcionar os turistas, houve aumento do efetivo das polícias Civil, Militar e dos Bombeiros
Um dia depois do início do verão, nesta quarta-feira (22) foi dado o pontapé inicial para mais uma edição da Operação Verão. Todas as cidades do Litoral Paulista e Vale do Ribeira receberão reforços no efetivo das polícias Civil, Militar, Rodoviária, Ambiental e do Corpo de Bombeiros.
A solenidade de abertura aconteceu bem em frente ao Santos Convention Center, na Ponta da Praia, em Santos. Quem passava pello local pôde ver novas viaturas, motos, lanchas e até o helicóptero Águia. Ao todo, mais de 2,9 mil policiais irão reforçar a segurança das cidades, mas também contarão com a chegada da Tropa de Choque para todos realizarem patrulhamentos e rondas ostensivas.
Dos 2.939 policiais, ficou diviidido que 2.327 vão atuar na região da Baixada Santista e 612 para o Litoral Norte. Parte desse efetivo é composta por 1.838 soldados que se formaram no último dia 17. Para execução das atividades, os PMs têm o apoio de 270 viaturas, 74 embarcações, cinco aeronaves e 25 drones.
A Polícia Civil também participa da operação e conta com o efetivo total empenhado nas ações nas ruas, delegacias, em investigações de crimes e no atendimento à população. Somado a isto, os plantões dos institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML), da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), tiveram suas escalas reorganizadas com o efetivo que já atua nas regiões contempladas com a operação.
Veja os vídeos:
O Coronel Camilo, secretário executido da Segurança Pública do Estado de São Paulo falou sobre este início da operação. “Sabemos que virá um número maior de pessoas ao Litoral, devido as pouchas chances de viagens ao exterior neste final do ano. Todo o aparato será responsável por garantir a segurança das pessoas no Litoral. E no final de semana o GOE, GATE e a ROTA farão os trabalhos ostensivos. Todos receberam orientações para um trabalho humanizado”, explica.
Segurança para os policiais
Só que além da população estar protegida, a atenção também está voltada para garantir a proteção dos próprios policiais. Nas últimas semanss, mortes em São Vicente e Guarujá dos oficiais já preocupam as autoridades, que tomaram as medidas necessárias.
Coronel Camilo explica como serão as operações. “Temos de garantir a proteção dos policiais e eles são os primeiros que devem ser protegidos. A Polícia Civil está investigando estes casos e a missão é preservar a vida dos policiais e do cidadão”.
Já o comandante da Polícia Militar da Baixada Santista, o Coronel Cássio fala das novidades desta operação Verão. “Como mais gente está vindo para cá, batemos recordes de viaturas, embarcações, de policiais e de gerações de empregos. Tenho certeza que será uma operação positiva e contamos com a colaboração d apopulação, que se ver algo errado ou delito ligue para o 190 ou para o 181”, explica.
Em relação aos ataques aos policiais, comandante Cássio garante que as investigações e buscas continuam. “Desde quando o crime hediondo aconteceu, a Polícia Militar não parou, segue com um patrulhamento ostensivo, de inteligência e trabalhamos com a Polícia Civil e a Corregedoria. Todos os policiais estão alertados e preparados para enfrentar os criminosos”, finaliza.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO – 27 pessoas são indiciadas pela Polícia Federal por desvio de R$ 40 milhões