O munícipe de Jundiaí começa a receber o IPTU. Mas ele pode ser adquirido em duas formas: IPTU Eletrônico ou o carnê físico. Para quem aderiu ao modelo eletrônico, são 20.409 contribuintes que irão recebê-lo por e-mail e lá será possível fazer o pagamento.
Segundo a prefeitura, a adesão ao IPTU Eletrônico aumentou 58%. Como 20.409 contribuintes cadastrados deixam de receber o carnê do tributo de forma física, a prefeitura fez uma economia de aproximadamente 570 kg de papel, o que vai ao encontro das ações sustentáveis da atual gestão municipal.
“Recebendo o IPTU por e-mail, o contribuinte terá mais rapidez e total segurança para o pagamento. Vale lembrar que, mesmo com o fim do prazo para a adesão à versão eletrônica em 2022, o cadastramento é contínuo no portal da Prefeitura e quem o fizer hoje receberá o IPTU por e-mail em 2023”, comenta o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
Pagamentos
Contribuintes que receberem o carnê digitalmente podem pagar a parcela do imposto diretamente do site da Prefeitura no site do banco Itaú, Bradesco e Santander (o munícipe será direcionado para o site do banco) ou, caso o contribuinte opte por imprimir o documento, será apresentada a guia completa, inclusive com o código de barras para o pagamento, que poderá ser feito pessoalmente na rede de agências bancárias e lotéricos autorizados.
Quem não fez adesão ao IPTU Eletrônico continua recebendo normalmente o carnê de forma física, pelos Correios. O envio está previsto para ter início após o dia 20 de janeiro. Ao todo, serão enviados 152.893 mil carnês físicos. A emissão da segunda via do IPTU no site da Prefeitura já pode ser feita.
O reajuste do IPTU em 2022 é de 10,96%, seguindo o índice INPC (dezembro 2020 a novembro 2021).
No APP
A Prefeitura também disponibiliza no APP Jundiaí o ícone “Meu IPTU”, para que o contribuinte acesse todos os serviços relacionados ao tributo de forma on-line, num único local.
Pix
Desde o ano passado, o Município também passou a oferecer a opção de pagamento das parcelas do IPTU através do Pix – meio eletrônico e instantâneo de pagamentos e transferências bancárias. O serviço pode ser acessado por meio da página do IPTU no site da Prefeitura. Após a inclusão dos dados, o contribuinte tem acesso às parcelas em aberto. Ao lado de cada uma delas está o botão do Pix.
LEIA TAMBÉM