Autismo é tema de palestra em Campo Limpo Paulista
A iniciativa foi promovida pela equipe de Saúde Mental com a APAE
![Autismo é tema de palestra em Campo Limpo Paulista](/wp-content/uploads/2022/03/whatsapp-image-2022-03-31-at-12-40-00-780x470.jpeg?v=1648751592)
A Prefeitura de Campo Limpo Paulista, por meio da equipe de Saúde Mental, em conjunto com a Associação de Pais de Alunos Excepcionais (APAE), promoveu a palestra “Autismo: Apenas uma palavra, não uma sentença”. O bate papo online desta quinta-feira (31) foi com a neuropsicóloga Fernanda Garcia Perez, psiquiatra do Hospital Albert Einstein e está na programação que celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 2 de abril de 2007.
A coordenadora da Saúde Mental Roberta Napoli Calderaro fala sobre o objetivo dessa capacitação. “Nosso trabalho em conjunto com a APAE é identificar os casos e encaminhar, se necessário, para tratamento. O próximo passo, a partir disso, é orientar os pais de maneira eficiente no cuidado de seus filhos”.
A Diretora da APAE, Maria Elizabeth, traz um dado muito importante em relação ao autismo na cidade. “Comparado a 2021, tivemos um aumento de 50% em novos casos, na faixa de 2 a 6 anos. Mais do que nunca, é importante nos atualizarmos”.
Priscila Routh, Coordenadora Pedagógica da APAE, participou da palestra e definiu como excelente a capacitação. “Tenho 22 anos de experiência, e é fundamental ter novas estratégias no trabalho com os autistas, principalmente na aceitação e envolvimento dos pais. Esse é o nosso maior desafio”.
Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
LEIA TAMBÉM
Piquenique especial é promovido para celebrar os dias do Autismo e da Síndrome de Down em Itupeva