EsporteGaragem AZ

Verstappen vence o GP da Hungria após sair em 10º e ainda rodar na pista

Vitória garante 80 pontos de vantagem sobre Leclerc

Uma vitória onde a garra, a fé e a persistência prevaleceram para Max Verstappen. O holandês se superou de tal forma que faturou o Grande Prêmio da Hungria e aumentou a vantagem para 80 pontos na Fórmula 1 sobre o vice-líder Charles Leclerc.

E a saga de Verstappen para vencer foi dura. Primeiro porque ele largou em 10º lugar e aos poucos foi avançando na corrida. Lewis Hamilton também largou bem e chegou a ficar em terceiro lugar. Mas aí na volta 42, ele rodou sozinho e foi caminho livre para Leclerc passar e sonhar com a vitória. Chovia muito no GP de Hungaroring.

Verstappen, que recebeu um novo sistema de recuperação de energia para seu motor após a quebra na classificação, mostrou que o sábado foi um dia atípico ao subir cinco posições nas primeiras 13 voltas da corrida. Outro que conquistou muitas posições foi seu colega de equipe, Sérgio Perez, que saiu de 11º para 6º.

A luta entre Russell e Leclerc deu o que falar. O vice-líder do Mundial, que pulou na frente de Sainz após as primeiras trocas de pneus a partir da 17ª volta, conseguiu uma ultrapassagem espetacular na volta 31 após três giros de luta franca, apesar da defesa dura do piloto da Mercedes.

Russell sofreu com um pit stop lento da Mercedes na volta 19 ao trocar os pneus macios pelos médios, mas evitou grandes prejuízos ao manter-se na parte de cima da tabela. Ele só perdeu a vice-liderança no fim para Hamilton, que fez um excelente trabalho ao descontar 7s em cerca de dez voltas e superar Sainz.

Erro que custou a vitória da Ferrari

A Ferrari, que largou com Sainz em segundo e Leclerc em terceiro, desperdiçou boas oportunidades na prova por uma sucessão de erros de estratégia. Primeiro, o time convocou o espanhol para os boxes quando ele estava em segundo lugar, atrás de Russell, tendo o monegasco logo atrás. As duas trocas do piloto do carro 55, aliás, excederam 4s. A pior das decisões, porém, foi na escolha dos pneus para Charles.

O monegasco, que largou com pneus médios, visitou os boxes primeiro na volta 21, encurtando o stint apesar da longa durabilidade da borracha. Ele fez outro stint curto com os novos compostos de faixa amarela, de apenas 18 giros (Hamilton, por exemplo, fez 32 no mesmo período, com a mesma borracha).

Na volta 40, a Ferrari chamou o piloto para colocar pneus duros, mesmo que a falta de desempenho de Alonso, Ocon, Zhou e Magnussen tivessem provado às equipes líderes que a borracha mais resistente não seria uma boa opção.

Como consequência, Leclerc foi perdendo posições, não pôde se defender de Verstappen já na parte final da corrida e sacramentou seu distanciamento do pódio com um terceiro pit stop para adotar pneus macios na 51ª volta. Como consequência, o monegasco foi apenas sexto colocado.

Enquanto isso, Max Verstappen fez uma bela manobra e faturou a vitória que o deixa ainda mais tranquilo na tabela de classificação da Fórmula 1. O holandês tem 258 pontos, contra 178 de Leclerc e Sergio Perez é o terceiro colocado com 173 pontos.

LEIA TAMBÉM

Sebastian Vettel anuncia aposentadoria da Fórmula 1

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios