A prefeita de Barretos, Paula Lemos, acompanhou nesta terça-feira, 22/3, as obras de recuperação de locais afetados pelo grande volume de chuvas que caiu na cidade no início do ano.
A primeira parada da prefeita foi a Avenida 7. Contudo, o trecho entre as Ruas 4 e 12, onde foi iniciada a reconstituição do muro de arrimo em gabião, que cedeu após forte chuva registrada no dia 31/1. A obra, orçada em R$1,5 milhão, será realizada com recursos próprios. “O desabamento desse local ocorreu posteriormente às enchentes do dia seis de janeiro, então começamos o processo com o Estado sem considerar essa área”, explicou Paula. De lá, a prefeita seguiu para a Rua 16 com a Avenida 31, onde ocorrem os trabalhos de reconstrução e prevenção de enchentes.
Acompanhada dos secretários de Obras e Serviços Urbanos, Raul Paganelli, bem como, Carlos Henrique Gonçalves Lúcio do Planejamento e Desenvolvimento. Assim, Paula Lemos esclareceu que as obras continuam em andamento, mas fatores climáticos acabam dificultando algumas ações. “É importante esclarecer que nenhuma obra das enchentes foi paralisada. Passamos por um período de muita chuva e, para fazer um asfalto que dure, precisamos que à terra esteja compactada”, disse Paula.
O secretário de obras Raul Paganelli aproveitou para reforçar que o projeto do novo sistema de drenagem visa solução a longo prazo. “Com as aduelas de concreto de três por três metros, bem maiores que as atuais com um metro e meio de diâmetro, conseguiremos captar toda essa água. Ou seja, sem transbordamento ou alagamentos, trazendo conforto e segurança para a população”, finalizou.
LEIA TAMBÉM: Obras de drenagem urbana e prevenção de enchentes