Barretos: projeto promove atividade física em Unidades Básicas de Saúde
Programas "Movimentar com mais saúde" e "Academia da Saúde" promove trabalho voltado para prevenção, principalmente para pacientes obesos, hipertensos, diabéticos e idosos que são atendidos pela UBS
Fortalecimento e Alongamento para promoção da saúde. É com esse objetivo que os programas “Movimentar com mais saúde” e “Academia da Saúde”, da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, da Prefeitura de Barretos, promovem atividades físicas em grupos espalhados por diversas Unidades Básicas de Saúde da cidade.
Conforme o Coordenador das Academias de Saúde, Prof. Dr. Tadeu Cardoso de Almeida, este trabalho é voltado para prevenção, principalmente para pacientes obesos, hipertensos, diabéticos e idosos atendidos pela UBS. “Todo paciente encaminhado pode participar das atividades que acontecem nas UBSs ou em áreas próximas aos postinhos”, completou. Por conta da pandemia também foram criados grupos em aplicativo de mensagem, onde são disponibilizadas vídeo aulas. “Foi uma adaptação realizada no período de maior distanciamento social que acabou ficando. Hoje, quem não pode ir às aulas acompanha os vídeos e se exercita em casa”, comentou.
Programação e horário
Responsável pelas aulas na Unidade Básica de Saúde Dr. José Parassu Carvalho, com o professor Vanderlei Alves, o Delei, explicou o funcionamento do grupo. “São diversas atividades proporcionando condicionamento e uma melhor qualidade de vida para todos eles. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, segundo a necessidade do grupo. Todo mês fazemos pelo menos uma caminhada com todos eles”, disse.
O grupo, no entanto, frequenta a Academia do Atleta, localizada no Rochão, às sextas-feiras. “Nos encontramos aqui, aferimos a pressão arterial de todos, e vamos caminhando até lá para desenvolvermos o fortalecimento de acordo com a necessidade e o biótipo de cada um”, finalizou.
Dessa forma, a frequentadora do grupo há três anos, Aurea Rodrigues de Lima, de 81 anos, sentiu melhora na sua qualidade de vida. “Se for para ficar parado sentindo dor fica pior. Para minha saúde eu necessito disso aqui”, contou. Bem como, a conhecida pelo apelido de Lola, Otília da Cunha Silveira, de 78 anos, compartilha da mesma opinião da colega. “Eu me sinto muito melhor, não posso ficar sem vir. A gente melhora muito“, explica.
Além disso, para a Aparecida Lopes do Prado, 71 anos, o grupo tem dupla função, benéfico para a saúde física e mental. “Além das atividades físicas, o grupo funciona como terapia para os idosos. A maioria das pessoas que estão aqui tem mais de 60 anos e mora sozinho. Isso aqui é muito importante para termos amizades, bem-estar, nos distrair e conversar”, destacou.
As Academias de Saúde são realizadas nos bairros Barretos II e Ibirapuera, por fim, já o programa Movimentar com mais Saúde, pelos professores através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Portanto, tem turmas nas UBSs dos bairros Marilia, São Francisco, América, CSU, Nova Barretos e Derby.
LEIA TAMBÉM: Barretos: Academias ao ar livre serão revitalizadas