Colina abre cadastro para aplicação da vacina antirrábica em cães e gatos
O cadastro visa evitar a aglomeração, conforme os protocolos Sanitários de combate à covid-19
A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, prossegue disponibilizando a vacina contra a Raiva para cães e gatos.
A vacinação ocorre exclusivamente no SUS CÃO. Assim, a unidade de Atendimento Básico Municipal para cães e gatos, localizado na Rua 13 de maio, 891, posto permanente de vacinação. No entanto, o atendimento é feito somente mediante agendamento prévio pelo telefone: 3341-8604. A medida visa evitar aglomerações como determinam as medidas preventivas contra a Covid.
Após o agendamento, os donos de pets devem levar os animais até o SUS CÃO, no dia e data marcados.
De acordo com balanço da unidade, de abril a dezembro de 2021, foram imunizados 379 animais, sendo 341 cães e 38 gatos.
“Nós temos uma população estimada muito grande de animais. Importante que a população se programe, agende e traga seu animal. A vacinação é um fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana”, pontuou Antônio.
A raiva é uma doença incurável nos animais e fatal em 100% dos casos e pode acometer o homem também, através da saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.
Contudo, a vacinação é indicada para os animais a partir dos três meses de vida e estejam saudáveis e deve ser aplicada uma vez por ano.
LEIA TAMBÉM: Governo de São Paulo anuncia aplicação da quarta dose aos idosos acima de 60 anos a partir de abril



