Nesta Sexta-Feira da Paixão (15) o Sistema Anhanguera-Bandeirantes terá uma operação especial a partir das 10h. Tudo por conta da motociata “Acelera para Cristo”, onde o presidente Jair Bolsonaro (PL) irá participar saindo do Sambódromo do Anhembi e seguirá até Americana, passando por Jundiaí e as outras cidades da região.
Segundo a AutoBAn, concessionária responsável pelo Sistema Anhanguera-Bandeirantes, a interdição começa no quilômetro 13 da Bandeirantes, próximo da Marginal Tietê e segue até o quilômetro 134, já na cidade de Americana. A liberação deve acontecer às 15h.
Pelas redes sociais, o presidente Bolsonaro confirmou a participação na motociata, junto com o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ele é pré-candidato ao Governo de São Paulo. Por causa da motociata, a orientação é que os motoristas utilizem apenas a Via Anhanguera.
Operação especial
O secretário João Octaviano Machado Neto (Logística e Transportes) afirma que a pasta está em contato com a concessionária CCR AutoBAn. A ideia é avaliar medidas a serem tomadas durante o ato, como bloqueio total ou parcial das estradas. Dessa forma vai emitir boletins com rotas alternativas em caso de tráfego intenso.
Ele alerta que haverá congestionamento na marginal Tietê no fim da manhã por conta da concentração de veículos participando da motociata e que isso deve ocorrer também pelo percurso.
Ainda de acordo com o secretário, policiais militares acompanharão todo o percurso. O trajeto preliminar sugerido pela organização do evento é que o grupo saia do sambódromo em direção à Bandeirantes e, depois, siga pela Anhanguera até Americana, onde o evento se encerra com shows em um parque.
O destino inicial da motociata era o Parque Ecológico de Campinas. Mas, segundo Vilar, o local não teria capacidade para atender ao evento. Isto forçou à mudança de município.
LEIA TAMBÉM
Feriado: 750 mil veículos devem passar pelo sistema Anhanguera-Bandeirantes