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Motorista pagará pedágio apenas por quilômetro rodado

A concessionária Ecopistas e o governo do estado de São Paulo divulgaram a criação do projeto-piloto de um pedágio free flow na Rodovia Ayrton Senna

De acordo com um comunicado divulgado à imprensa, a tecnologia já está sendo experimentada na Rodovia Ayrton Senna (SP-070) e, nesta primeira fase, será testado o desempenho do equipamento para realizar definição do tamanho, categorias e quantidades de eixos dos veículos que passam pelo trecho. Por enquanto, a cobrança do pedágio continua sendo efetuada na praça de pedágio. Com o projeto, será possível cobrar pedágio por quilômetro rodado de forma automática.

 

Como funciona esse novo sistema de pedágio?

O equipamento, que contará com câmeras especiais, sensores e antenas para identificar os automóveis que passarem pela estrada, será instalado logo na entrada da rodovia. Segundo os responsáveis pelo projeto, esse sistema tem condições de operar mesmo que em condições contrárias de visibilidade.

As câmeras possibilitaram a identificação, pois quando o automóvel passar pela entrada, os sensores fotográficos irão usar a tecnologia de reconhecimento de imagem (OCR) para efetuar a leitura das placas dos veículos. Logo depois, um scanner a laser irá dimensionar e verificar, em tempo real, a categoria do automóvel.

As tags serão reconhecidas de pedágio por meio de antenas. E, em seguida, todos os dados, incluindo as imagens que serão capturadas pelas câmeras da rodovia, são agrupados e processados em um sistema central. O valor do pedágio será calculado após a realização de toda essa avaliação “de acordo com a distância percorrida” pelo usuário.

Cobrança segue sendo realizada na praça de pedágio

Atualmente, técnicos da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP) estão analisando os dados no km 31,5 da SP-070 (Ayrton Senna) por meio de um estudo. Entretanto, o objetivo é usar as informações colhidas para as próximas etapas de expansão da tecnologia no estado de São Paulo.

Contudo, é importante lembrar, que a cobrança do pedágio continua sendo feita nas praças instaladas ao longo da rodovia, mesmo que o projeto-piloto esteja em curso.

O intuito do governo de São Paulo e da Ecopistas é que o projeto possibilite maior fluidez no trânsito e mais segurança para os motoristas, além de oferecer ao usuário a possibilidade de pagar a tarifa proporcional ao trajeto percorrido.

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