Meio Ambiente

 Animais recebem nova chance de viver com a ajuda de próteses

Entenda sobre a necessidade da prótese e a adaptação

As próteses no mundo animal ainda são novidades, contudo, os tutores de Pets se responsabilizam cada dia mais pela saúde dos animais. Assim, fica cada dia mais evidente a responsabilidade ao tratamento de doenças e condições como deficiência, paralisia, lesões e acidentes. Nesse sentido, se destacam as soluções em próteses e órteses veterinárias.

Há cerca de 20 anos, animais com deficiências graves não tinham muita expectativa de vida, ou seja, acabavam submetidos à eutanásia, mas novas tecnologias e materiais, como próteses em 3D, tornam-se mais acessíveis e adaptáveis.

O  Instituto Pet Brasil em 2018, registrou cerca de 139,3 milhões de animais de estimação. O levantamento inclui, cães, gatos, aves, peixes, além de répteis e pequenos mamíferos. No entanto, todos eles podem se beneficiar das tecnologias para reabilitação física.

PróteseAs próteses substituem partes do corpo perdidas ou até mesmo tiveram sua função comprometida, ou seja, pode ser usada substituindo um membro do animal.  Além disso, o recurso é muito utilizado em cirurgias internas, de modo a reproduzir a função das articulações.

Atualmente o custo do material é muito caro, porém uma solução são as universidades  que investem em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias das próteses. Na maioria das vezes, os dispositivos são personalizados e têm baixo custo, ou são até mesmo gratuitos, desde que direcionados a populações menor renda.

Adaptação

Assim como os seres humanos, a adaptação da prótese em animais, pode ser difícil e demorada, mas a fisioterapia veterinária, por exemplo, ajuda na avaliação dos sistemas comprometidos para conduzir a adaptação e reabilitação.

O melhor a se fazer é observar o animal, até mesmo ficar atendo aos sinais de dor e sempre ter o apoio de um profissional da área.

LEIA TAMBÉM: Olímpia intensifica fiscalização de animais em vias públicas

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo