Charles do Bronx perde o cinturão peso-leve do UFC ao não bater o peso
Campeão ficou 200g acima do limite estabelecido e o cinturão ficará vago, mesmo que ele vença
Surpresa no mundo do UFC. O atual campeão do peso-leve, Charles do Bronx, que é do Guarujá, Litoral de São Paulo, perdeu o cinturão do UFC na sexta-feira (6), durante a pesagem. Ele não bateu o limite de 70,3 Kg, que é o máximo permitido para a categoria peso-leve. Com isso, a luta contra Justin Gaethje só vale o cinturão para o americano. Mas caso Charles do Bronx veja, o cinturão ficará vago.
Para que ele volte a ser dono do cinturão, ele terá de vencer esta e mais uma luta. O brasileiro também entra para a história como o primeiro campeão a perder um cinturão do UFC por não bater o peso.
Mesmo após ter anunciado que havia batido o peso ainda à noite, Charles do Bronx só compareceu ao palco da pesagem faltando seis minutos para o fim da janela de oficial de 2h. Aparentando confiança, o campeão subiu na balança, mas ficou 0,5kg acima do limite do peso para lutas válidas por cinturão.
Mostrando-se surpreso, ele pediu o biombo para se pesar sem roupa. Mesmo assim, ainda ficou 0,5 libra, ou 200g, acima do peso. O brasileiro teve uma hora para cortar o excesso de peso e voltar à balança. Na volta, cerca de 25 minutos depois, ele se pesou novamente e, como não houve alteração na marca, ficou decretado o estouro do peso e a perda do cinturão de campeão mundial.
Passada uma hora da janela de pesagem, apenas cinco lutadores ainda não haviam se pesado, entre eles o principal nome do evento, Charles do Bronx, além de Ovince St. Preux, Norma Dumont, CJ Vergara e Journey Newson.
Do Bronx responde
Charles do Bronx foi questionado e ele garante que bateu o limite de peso ainda na véspera da pesagem oficial. Contudo, Do Bronx e sua equipe não teriam sido notificados do problema de calibragem na balança digital de conferência do UFC, que usavam como referência. Eles se surpreenderam ao chegar na manhã de sexta-feira e ver um valor muito mais alto na balança recalibrada.
“Eu bati o peso na quinta-feira, subi para o quarto, não comi nada, não bebi nada. Se vocês não acreditam, vou jurar pela coisa mais importante da minha vida, que é minha filha. Bati o peso na balança do UFC. Viemos na sexta para a pesagem de novo e deu 1kg acima”, comentou em entrevista ao Canal Combate.
“Falei, ‘Isso é loucura, vocês estão loucos, como estou 1kg acima?’ Perco de 500g a 700g dormindo. Mesmo assim, como campeão, voltamos para o quarto, vamos perder, mas não tinha o que perder, estou sentindo, estou no peso. A gente veio para a primeira pesagem e faltavam 300g. Todos os outros lutadores estavam reclamando que (a balança de conferência) estava acima e a comissão já tinha avisado eles, e pra nossa equipe, pra mim, ninguém avisou”.
Após falhar na primeira tentativa, Do Bronx recebeu uma hora para tentar perder os cerca de 200g excedentes. Todavia, quando subiu de novo na balança, o mesmo valor foi marcado pelo oficial da comissão atlética do Arizona, responsável pela regulamentação do evento.
LEIA TAMBÉM
Bragantino sofre para arrancar empate com o Vélez em casa e se complica na Libertadores