Dia Mundial do Donuts: O doce que virou mania nacional
Conheça a história por trás desse doce e confira a receita

Ele é leve, tem a massa frita e a cobertura especialmente açucarada, mas qual a história desse doce? Atualmente os Dunuts viraram febre no Brasil, a marca Dunkin Donuts, por exemplo, já tem mais de 60 lojas espalhadas pelo Brasil.
Essa saborosa rosquinha, caiu no gosto popular e tem seu dia marcado no calendário, toda primeira segunda-feira do mês de junho é considerado o Dia Mundial do Donuts.
A história
De origem incerta, os famosos “donuts” surgiram através do termo inglês “doughnut”, que significa rosca frita em português. Dizem que as famosas rosquinhas tiveram origem no século XVI, preparadas por padeiros holandeses e levadas para a América do Norte pelos colonos.
Mas também há uma segunda versão, de Hanson Gregory, que afirmou ter inventado esse doce em 1847. A história é que Gregory ensinou para sua mãe a fazer um buraco no meio de um “dough” (pequeno bolo de massa de cereais, farinha e água), criação que a levou a fabricar o bolinho e ganhar rápida aceitação pela vizinhança.
Em 1946 William Rosenberg renovou a proposta desse mercado, produzindo e vendendo os donuts como ambulante no subúrbio da cidade de Boston, estado americano do Massachusetts. Fornecia os bolos e cafés para os trabalhadores das fábricas da região, sucesso que acabou provocando alteração no horário de lanche desses funcionários, visto que eles acabavam se adaptando ao horário de sua passagem.
Esse doce eram servidos em xícaras grandes e largas, para que os clientes pudessem molhar o bolo no café e consumi-lo de forma diferenciada, obtendo novas experiências. O negócio fez sucesso, passou a ter uma grande rede de lojas, chamada inicialmente de Open Kettle (1948) e rebatizada em 1950.
A receita:
Ingredientes:
- 250 gramas de farinha de trigo
- 4 gramas de fermento instantâneo
- 30 gramas de açúcar
- 7 gramas de leite em pó
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 gema de ovo
- 140 gramas de leite frio
- 30 gramas de manteiga
- Óleo para fritar.
Preparo: Adicione todos os ingredientes, menos a manteiga, e mexa até chegar em uma consistência firme. Agora sim, adicione a manteiga e sobe a massa até ela ficar completamente lisa. Faça pequenas bolinhas com a massa, passe na farinha. Logo depois, aperte a bolinha de massa e use um cortador para fazer o buraco no meio, ou até um tampinha de garrafa pode ajudar. Cura com pano levemente umedecido e deixe crescer de 30-40 minutos. Aqueça o óleo em uma panela, e coloque as massas para fritar. A cobertura é a gosto, o Donut vai bem com um simples açúcar e canela, até um delicioso grenache de chocolate.
Além de doce, o brasileiro transformou recheando com ingredientes salgados. Você pode encontrar atualmente diversos recheios, decorações entre uma variedade de coberturas e misturas inusitadas. Além disso, há diversas lojas espalhadas pelo Brasil afora.
VEJA TAMBÉM: Anvisa proíbe mais chocolates da Kinder de serem comercializados no Brasil por conta da salmonela