Barretos, Capela do Alto, Mogi das Cruzes, Porto Ferreira, Salesópolis, Santo André, São José do Rio Preto e Tarumã são os municípios vencedores da etapa paulista. O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foi realizada nesta quinta-feira, 9 de junho, em evento no Pavilhão da Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera, na capital paulista.
A XI edição da premiação teve 236 projetos participantes, de 173 municípios paulistas inscritos nas categorias: Cidade Empreendedora; Compras Governamentais; Desburocratização; Empreendedorismo na Escola; Inovação e Sustentabilidade; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Sala do Empreendedor.
O prêmio também apresenta uma nova categoria chamada de Governança Regional e Cooperação Intermunicipal, com seis projetos inscritos. Com isso, a edição 2021-2022 contou com 231 municípios participantes, já que as categorias estreantes têm projetos que integram mais de um município.
A Estância Turística de Barretos foi representada nas categorias ‘Cidade Empreendedora’ e ‘Empreendedorismo na Escola’ com os projetos ‘Barretos, terra de oportunidades’ e ‘Empreendedor do Futuro se Faz na Escola’, respectivamente.
Para Paula Lemos, receber o reconhecimento do Sebrae por inserir educação empreendedora na rede municipal de ensino reflete o trabalho já desenvolvido desde o início da gestão. “Foi no início da estruturação de meu programa de governo, ainda nas primeiras reuniões de campanha para prefeita, que começamos a pensar em como transformar Barretos em um solo fértil de oportunidades. Assumi então, o compromisso de fazer de Barretos uma cidade inovadora, com um Poder Público dinâmico e estimulador para a iniciativa privada”, enfatizou a Chefe do Executivo.
Conheça o projeto:
Categoria: Empreendedorismo na Escola
Município: Barretos
Política pública: Empreendedor Do Futuro Se Faz Na Escola
O Programa Empreendedor do Futuro Se Faz Na Escola visa disseminar a cultura empreendedora e facilitar o entendimento de plano de negócios de maneira a estimular os comportamentos práticos do empreendedorismo e o protagonismo juvenil entre os alunos da rede de ensino do município de Barretos.
Paula Lemos também ressaltou a importância das ações direcionadas aos alunos da Rede Municipal de Ensino. “Sem dúvida alguma, o empreendedor do futuro se faz na escola. A nossa gestão está focada em transformar vidas e não há transformação sem a preparação das nossas crianças e adolescentes. O futuro chega todos os dias e um futuro de sucesso é construído hoje“.
O Projeto ‘Empreendedor do Futuro se Faz na Escola’ é fruto do diálogo da prefeita, de quando ainda era vereadora, estabelecido com o sistema “S” instalado em Barretos. “Ao assumir o Executivo, tivemos a oportunidade de buscar e implementar estratégias educacionais voltadas ao fomento da cultura empreendedora dentro das nossas escolas. Dessa forma, o aluno passa a ter autonomia para desenvolver atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social). O foco deste projeto na educação está intrinsecamente relacionado à concepção de direcionamento, inserção de conceitos e ampliação dos processos facilitadores de mudanças e oportunidade”, explicou Paula.
Para finalizar, a prefeita fez questão de enfatizar: “estamos cuidando do hoje, com as ações do ‘Barretos, Terra de Oportunidades’ e construindo uma sociedade empreendedora tendo nossos alunos como os principais atores”.
VEJA TAMBÉM: Escolas estão sendo orientadas a redobrar os protocolos sanitários contra a Covid-19