BarretosSaúde

Equipe de Estratégia da Família passa a fazer atendimento no Distrito Prata

O atendimento médico e da equipe de enfermagem na igreja da comunidade ocorre pelo menos duas vezes por mês, sem que os moradores tenham que se deslocar para Ibitu

A população rural do Distrito Prata passa a contar, em seu próprio território, quinzenalmente com o atendimento da equipe de estratégia da família, responsável pela atenção básica de saúde. Com a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Barretos, os 78 moradores dessa região rural não precisarão mais se deslocar por aproximadamente 40 minutos até a Unidade Saúde da Família (USF) para passarem pelo médico ou terem atendimento da enfermeira da estratégia da família. Antes dessa ação, para se consultar, eles precisavam ir até a USF do Ibitu, que é outra área rural, a 22 quilômetros de distância.

Os atendimentos na região do Distrito Prata serão realizados na igreja São Vicente de Paulo, na própria comunidade rural e a princípio será quinzenal.  Esta segunda-feira, 8, foi o segundo dia da ação, iniciada na segunda-feira 25 de julho.

Levando o serviço até a comunidade

No espaço preparado na igreja, os moradores passarão por consulta médica e poderão fazer exames como eletrocardiograma quando necessário ou terem materiais para outros exames coletados e levados pela equipe de estratégia de saúde para análise laboratorial. “Na primeira segunda-feira, iniciamos os atendimentos aos pacientes dentro da igreja e o consultório médico foi montado na sacristia. Nesse primeiro dia, foram 20 atendimentos e deu tudo certo”, conta a enfermeira Elissandra. A equipe também já deixou no local uma maca, uma mesa e cadeiras para as próximas vezes.

“Também vamos acompanhar a carteira de vacinação dos moradores e agora podemos aplicar ali mesmo as vacinas contra Covid-19, gripe e outras que sejam necessárias”, destaca Elissandra. Nesta primeira semana, um paciente recebeu a segunda dose da vacina contra Covid-19 e outras duas pessoas foram vacinadas com a dose de reforço. Um adulto e três crianças foram vacinados contra a gripe. “As crianças enfrentaram a picadinha com coragem. Não teve choro!”, comenta. A enfermeira também observou que os pacientes com medicamentos prescritos já saíram dali levando a medicação para casa.

Equipe de Estratégia da Família

Quatro profissionais compõem a equipe de estratégia da família que fará quinzenalmente os atendimentos no local: o médico, a enfermeira, a agente comunitária de saúde e um funcionário de serviços gerais, que dará apoio logístico. A agente comunitária de saúde Cláudia Abe mora na comunidade de Prata. Ela já é o contato mais próximo com os moradores no dia a dia e também fez o meio de campo na comunidade para se abrir as portas da Igreja São Vicente de Paulo para essa iniciativa.

Atendimento:

Distrito Prata – Atendimento da equipe de estratégia de Família na igreja São Vicente de Paulo:
Quinzenal – às segundas-feiras

USF Ibitu:
Referência para os bairros: Ibitu, Adolfo Pinto, Lagoinha, Três Barras, Ranchos  Rio  Pardo,  Cachoeirinha,  Cruzeirinho,  Fazendas da Vicinal fora da Lagoinha, Fazenda da Rod. Assis Chateaubriand e distrito Prata.
Endereço: Av. Jorge Tibiriçá s/nº – Distrito de Ibitu
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 07h às 17h
Atendimento médico: quinzenal às segundas feiras e todas as quartas e sextas-feiras
Telefone: (17) 3612-2477

USF Alberto Moreira:
Referência para os bairros: Alberto Moreira, Cidade Maria, todas as chácaras, sítios e fazendas do pontilhão até a divisa de Colômbia e Guaíra.
Endereço: Rua 6 s/nº (com Av. 3) – Distrito de Alberto Moreira
Funcionamento: segunda a sexta, das 07h às 17h
Atendimento médico: terças e quintas-feiras
Telefone: (17) 3612-2488

VEJA TAMBÉM: Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Vacinação

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo