Ação SocialBarretos

Festival de Oportunidades para Juventude é realizado na Casa da Juventude

Instituições educacionais e órgãos de fomento à profissionalização, ao empreendedorismo e à arte participam do evento para comunicar aos jovens sobre possibilidades e oportunidades

Na semana em que é celebrado o Dia Internacional da Juventude, a Casa da Juventude da Estância Turística de Barretos realiza o Festival de Oportunidades para a Juventude, em ação conjunta das secretarias municipais de Assistência Social e de Cultura.

O evento será nesta quarta-feira, 10/08, das 14h às 18h, com entrada gratuita. Durante o festival, os jovens barretenses terão a oportunidade de fazer contato com diferentes instituições.

“Elas vão estar ali para divulgar de forma prática e dinâmica sobre alguns cursos, aguçando o interesse da juventude e fazendo levantamento de interesse. A partir disso, a Casa da Juventude se torna o interlocutor entre as instituições para a oportunidade ideal para o jovem”, afirma Vitor Santiago, que participa da organização do festival pela Casa da Juventude.

Entre as instituições que entraram nessa parceria para levar informações sobre cursos e carreiras profissionais aos jovens estão Senac, Etec Centro Paula Souza, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), além do Via Rápida. Tem também os jovens empreendedores da Goblim School batendo um papo com os participantes do evento sobre games, animes, cosplay, e desenhos.

Sebrae, PAT e CIEE

Outra instituição presente é o Sebrae. “Agentes vão estar presentes para mostrar ao jovem como fazer de suas habilidades e profissões seu empreendimento”, afirma Vitor. Também participam representantes do Posto de Atendimento ao trabalhador (PAT) e do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). “Esses canais para a empregabilidade do jovem entram em cena conosco no festival para realizar divulgação de oportunidades de empregos e estágios para a juventude”, destaca.

Cemart e CMJ

O Centro Municipal de Artes Bezerra de Menezes (Cemart), da Secretaria Municipal de Cultura, divulga no festival os meios de aprimoramento e descobrimento de habilidades artísticas e sobre como se profissionalizar.
O Conselho Municipal da Juventude (CMJ), que apoia a realização do evento, fará uma ação dentro do festival investigando quais os interesses dos jovens em carreiras profissionais e área de atuação. Segundo Vitor, o intuito é que esses dados sejam apresentados à Casa da Juventude para possibilitar que ela acolha o jovem, seja equipada conforme os interesses da juventude barretense e auxilie o jovem na sua capacitação, aprimoramento e profissionalização.

VEJA TAMBÉM: Circuito Sesc de Artes traz diversas atrações gratuitas

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo