Serestão: O evento retorna e emociona o público
Proporcionado pela Prefeitura da Estância Turística de Barretos, evento reúne no Recinto música clássica e sertaneja na programação de 168 anos
A prefeita Paula Lemos expressou a alegria em comemorar os 168 anos da nossa cidade no recinto em que começou a festa do peão, que se tornou referência no Brasil e no mundo. Ela agradeceu a Deus e cumprimentou a todos que saíram de suas casas para prestigiar as apresentações da noite. “Cumprimento e agradeço a todos vocês que vieram e que trouxeram seus filhos. Precisamos manter a nossa história, as pessoas precisam conhecer“, afirmou. Paula lembrou que a cultura sertaneja da cidade foi inserida no currículo das escolas. “Nessa ocasião, os alunos têm o almoço especial, com apresentação, com tudo da nossa cultura”, destacou.
Paula Lemos estendeu os cumprimentos à orquestra municipal e a todas as atrações que se apresentaram no Serestão. A prefeita também ressaltou sua expectativa de no próximo ano entregar à população a nova sede do postão, que já começou a ser construída em frente ao Recinto.
O secretário municipal de Cultura, Rogério Teodósio, expressou alegria em receber a população no Recinto, que é um espaço público pertencente ao município e vinculado à pasta da Cultura. “Quero agradecer a vocês de coração por terem vindo, em nome da prefeitura, da nossa prefeita Paula. O recinto é o coração da cidade de Barretos. Agradeço a comunidade de Barretos e a todos os grupos artísticos presentes”. Ele ressaltou que nesta gestão municipal o Recinto voltou a ser um espaço de realização constante de atividades. “São eventos de todos os portes e estilos, respeitando todas as culturas e todas as formas de expressão artística”, afirmou.
O secretário municipal de Turismo, Cuiabano Lima, enfatizou a importância histórica do Recinto Paulo de Lima Correa. “Estamos onde tudo começou. Se existe uma terra chamada ‘Chão Preto, Festa do Peão de boiadeiro de Barretos’ é porque a história teve início onde estamos hoje. Aqui é o berço do rodeio brasileiro”, disse. Ele relembrou o início dos rodeios na década de 1950, à época apenas com montaria em cavalos. “Nesta noite, estão presentes aqui crianças, adolescentes, jovens. Temos a obrigação de não deixar esse legado, essa cultura cair no esquecimento. É muito importante a gente não perder o orgulho de ser barretense e da nossa principal vocação, que é o rodeio e a cultura sertaneja, que mostram Barretos para o Brasil”, ressaltou.
Cuiabano também destacou que a gestão Paula Lemos tem contribuído para manter a tradição viva ao levar essa cultura às escolas. “A Paula quando assumiu colocou desde o começo que nós temos que trabalhar pelas pessoas. Esse é o nosso compromisso”, afirmou. Ele cumprimentou a prefeita pelo compromisso que ela tem com a educação, cultura, assistencial e lembrou do empenho de Paula Lemos para tantas obras já estarem sendo entregues após a devastação causada pela chuva no início deste ano.
Mariana Roberti, princesa da Festa do Peão 2022, também falou sobre a importância do Serestão. “É emocionante estar neste evento, que ficou por anos sem acontecer e agora está de volta, que preserva tanto a cultura, a tradição. Como é bonito ver que tem tanta gente para prestigiar esse evento”, afirmou. Thalita Aguileira, rainha da Festa do Peão, agradeceu o convite e expressou a felicidade de estar no Recinto, em uma noite especial na véspera do início da Festa do Peão. “Tenho certeza que nesses 11 dias Barretos vai fazer o chão tremer”, reforçou.



