CulturaDireitos Humanos

Setembro Azul: Acessibilidade para surdos no cinema

Apenas 10% das salas de cinema do Brasil tem acessibilidade, contra mais de 9 milhões de surdo, de acordo com o portal do MEC

A princípio, a população de surdos é de mais de 9 milhões de pessoas (2021) em todo o país, contrapondo somente 10% das salas de cinemas, com acessibilidade, segundo a CBN. Porém, é necessário falar sobre acessibilidade e sua importância, para um convívio melhor na sociedade e cultura para todos. A tradução para Libras e legendagem descritiva são obrigatórias, conforme a Instrução Normativa n.º 128, da Ancine. No entanto, a medida prevê de 30% a 35% de salas com acessibilidade em todo país.

Contudo, a comunidade surda vem crescendo e ganhando visibilidade, seja em comerciais, publicidade e até mesmo no canto da sua tela no alto das campanhas eleitorais. Mas, isso é pouco.

Ana Elvira Alves Pinheiro da Silva, pedagoga e instrutora de Libras. Esclarece qual a importância da Lei para comunidade surda.

Ana Elvira, fala que apenas legendas não fazem do cinema um lugar acessível. “Realmente, apenas a legenda não faz o cinema acessível. Ainda assim tenho dificuldade de encontrar cinemas com filmes legendados próximos à minha residência, sempre me desloco para lugares mais distantes para ter acesso às legendas, e/ou acabo esperando os filmes saírem do cinema e estarem disponíveis em plataformas on-line para conseguir assistir”.

Ela ressalta sobre a comunidade surda. “É importante ressaltar que nem todas as pessoas surdas são alfabetizadas em Língua portuguesa e sim somente em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por isso os cinemas devem ter tradução simultânea do profissional intérprete de Libras”.

“Mas desde o dia 17 de junho de 2019, 15% das salas de cinema passaram a ter a obrigação de possuir equipamentos para exibição de recursos para cinema com acessibilidade audiovisual para surdos, cegos e pessoas com baixa audição e baixa visão. Os equipamentos exibem as Legendas Descritivas (Closed Captions), interpretação em Libras e Audiodescrição (por fones de ouvido). São 23 estados, 57 cidades e 94 complexos com cinema com acessibilidade”. confirma a pedagoga.

Estratégias que tornam o cinema parte de uma cultura inclusiva para toda comunidade surda

A legenda descritiva, legenda oculta ou closed caption descreve a fala das personagens e outros elementos sonoros importantes na narrativa, como informações sobre trilhas sonoras.Tecnologias assistivas, como o uso do telecoil, auxilia o usuário da prótese auditiva, diminuindo ou até mesmo eliminando o ruído de fundo do ambiente.

LEIA TAMBÉM: Jundiaí inaugura maior unidade de Escola Inovadora

 

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo