Esporte

O Cruzeiro volta à elite do futebol brasileiro

Raposa massacrou o Vasco e aumentou a liderança na Série B, que o credenciou a voltar a disputar a Série A em 2023

“Cruzeiro, Cruzeiro querido! Tão combatido, jamais vencido”. Por três anos, o torcedor cruzeirense teve o grito do hino entalado na garganta por sofrer humilhações, vexames, dramas e desespero com a queda e permanência na Série B do Campeonato Brasileiro. Mas a libertação aconteceu nessa quarta-feira (21), graças a vitória de 3 a 0 sobre o Vasco e o resultado, além de assegurar o time Celeste na liderança, também garantiu a volta para a elite do futebol brasileiro.

Após a queda para a segunda divisão, em 2019, o Cruzeiro sofreu com uma brusca redução financeira, casos de polícia envolvendo dirigentes e uma crise milionária com uma dívida superior a R$ 1 bilhão. Em campo, além de fracassos ao acesso nos anos de 2020 e 2021, eliminações precoces e vergonhosas no Campeonato Mineiro e Copa do Brasil, pareciam que decretariam o fim de um gigante do futebol brasileiro.

No entanto, no começo de 2022, uma luz no fim do túnel apareceu na vida do time celeste. O clube virou uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), com Ronaldo sendo o principal acionista e garantindo injetar mais de R$ 400 milhões. Com o novo modelo de administração, mudanças consideradas impraticáveis precisaram ser feitas, além da busca de sanar as principais dívidas, que poderiam custar a vida do clube.

Passando isso para o campo, o Cruzeiro não teve um bom desempenho no Campeonato Mineiro e na Copa do Brasil e o torcedor teve mais incertezas. Contudo, com o passar do tempo, o time foi fazendo investimentos pontuais e ao longo da Série B do Campeonato Brasileiro foi se reerguendo e sobrando na liderança.

O jogo

O duelo contra o Vasco nessa quarta-feira, no Mineirão era um confronto direto entre as equipes que brigavam pelo acesso rumo à Série A e porque não, pela liderança. Nos primeiros 20 minutos, o Cruz Maltino incomodou com chegadas e escanteios perigosos. Só que o Cabuloso foi retomando o controle do jogo e aos 24 minutos, chegou ao primeiro gol.

Eguinaldo tentou sair jogando e escorregou. Filipe Machado antecipou bem e roubou a bola para chutar de longe. Houve um leve desvio em Danilo Boza, e Thiago Rodrigues acabou aceitando: 1 a 0 Raposa.

A partir daí, os donos da casa também criaram a melhores chances. No fim da etapa, Bruno Rodrigues ainda acertou a trave em bonita cobrança de falta para o Cruzeiro. Na sequência, Filipe Machado ainda cabeceou, mas Yuri Lara conseguiu afastar.

No segundo tempo, a Raposa seguiu pressionando e não demorou para que o segundo gol surgisse. Aos 14 minutos, após ótimo lançamento de Wesley Gasolina, Bruno Rodrigues puxou jogada com inteligência e encontrou Edu na área, que apenas escorou para o fundo da rede.

O Vasco, sem criação, pouco deu trabalho ao goleiro Rafael Cabral. Um bom chute de Andrey passou por cima do travessão. Diante de muita festa da torcida, o Cruzeiro seguia cadenciando o jogo e ainda pressionava a saída de bola do Vasco

O terceiro gol veio já aos 40 minutos. Após jogada de Marquinhos Cipriano pela esquerda, Luvannor recebeu e conseguiu chute. A bola ainda desviou, de novo, em Danilo Boza, e foi para o fundo da rede de Thiago Rodrigues. Vitória e um grito de alegria e alívio foi dado pelos milhares de torcedores do Mineirão e para os demais esparramados pelo Brasil e pelo mundo. Bem vindo novamente Cruzeiro Cabuloso!

LEIA TAMBÉM

Palmeiras vence o Santos com um a menos e segue tranquilo na liderança

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo