Palmeiras vence o Santos com um a menos e segue tranquilo na liderança
Enquanto o Verdão caminha a passos largos rumo ao título, Peixe começa a temer o risco de rebaixamento
O Palmeiras continua liderando de vento e popa o Campeonato Brasileiro. Neste domingo (18), o Verdão teve o clássico contra o Santos como desafio e quem achava que o duelo seria uma goleada, em virtude da crise santista, se enganou. O time alviverde jogou boa parte do segundo tempo com um a menos, mas ainda assim, saiu de campo como vencedor.
Ainda em busca de um treinador, o Santos teve no comando interino, o técnico do time Sub-20, Orlando Ribeiro e resolveu apostar em uma proposta de reforçar a defesa e não dar espaços ao Palmeiras. Deu certo e ainda por cima incomodou a defesa palmeirense, principalmente com Soteldo, sendo o responsável pela armação.
Embora tenha finalizado oito vezes ao gol, o Palmeiras não acertou uma em direção ao goleiro João Paulo. E o Verdão só não saiu atrás do placar porque Weverton fez boa defesa em chute perigoso de Lucas Braga.
Drama e alívio no segundo tempo
Veio o segundo tempo e o Santos seguiu melhor e levando perigo com Soteldo. O Palmeiras tentou uma resposta com Zé Rafael, mas sem sucesso. O jogo seguia equilibrado, mas mais favorável ao Santos e poderia ficar mais tranquilo aos 14 minutos, quando Danilo foi expulso e deixou o Palmeiras com um a menos.
Após a expulsão, o Peixe veio para cima, mas deixou espaços. Foi aí que o técnico Abel Ferreira fez a alteração, colocando Gabriel Menino, no lugar de Gustavo Scarpa, com a intenção de fechar mais a equipe, mas melhorando a saída de bola. O Santos seguiu incomodando com Soteldo, enquanto o Palmeiras ameaçou com Rony e Dudu, mas sem sucesso.
Só que em um lance livre, a arma palmeirense foi o uruguaio Merentiel. O atacante tentou uma bicicleta, que passou perto e aos 31, após escanteio cobrado e a bola ter desviado em Murilo, Merentiel dominou e mandou um voleio sem chances para João Paulo defender: 1 a 0 Verdão.
O Santos não se entregou e quase empatou com Marcos Leonardo, de cabeça. A pressão continuou e Felipe Jonathan e Carlos Sanchez desperdiçaram o empate santista. Enquanto isso, o Palmeiras quase viu a vitória escapar, porque o técnico Abel Ferreira foi expulso.
Como fica?
A vitória leva o Palmeiras aos 57 pontos, líder disparado do campeonato e a nove de distância do Fluminense, atual segundo colocado. Já o Santos continua com 34 e já faz as contas contra o rebaixamento. Agora o Peixe está a seis pontos do 17º colocado do Brasileirão, hoje o Avaí.
Na 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Verdão volta a campo no dia 28, contra o Atlético-MG, no Mineirão, às 21h45. Já o Santos joga no dia 27, às 21h30, contra o Athletico-PR, na Vila Belmiro.
LEIA TAMBÉM
Corinthians é derrotado pelo América-MG e pode ficar longe do G4 do Brasileirão