Segundo o ministério, nos sete primeiros meses deste ano, 73 barretenses com idade acima de 60 anos se internaram nos hospitais públicos cidade para tratamento da comorbidade, dos quais 20 acabaram falecendo (27,43%).
Essa faixa etária concentra quase que a totalidade dos óbitos pela doença no município neste ano, quando das 128 pessoas internadas, 21 acabaram falecendo (16,41%).
Em todo o ano passado, foram registrados 163 óbitos na cidade, sendo que 30 foram entre idosos.
Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).
O pneumologista do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Hisbello Campos esclarece que a doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.
VEJA TAMBÉM: Barretos deve receber cerca de R$ 2,4 milhões para gratuidade no transporte público de idosos



