Economia

Os erros que todo o empreendedor na área da moda deve evitar

Conheça as dicas do especialista Jesué Tomé para empreender no setor têxtil com pouco investimento inicial e muito foco

Criar uma marca do zero pode ser bastante desafiador para uma pessoa sem conhecimento prévio a respeito de estratégia, comunicação e gestão. Há diversos detalhes deste universo que nem sempre são resolvidos nos bancos das universidades, mas sim em contato com quem já alcançou o sucesso e sabe ensinar e apontar o que pode dar certo ou não. Geralmente, todo esse conhecimento é compartilhado em cursos e mentorias, ministrado por quem já está há bastante tempo na área.

O especialista em empreendimentos no setor têxtil Jesué Tomé aconselha que não adianta apenas se envolver com pessoas que também querem ter uma marca e que infelizmente ainda não alcançaram o sonhado sucesso.  “Muita gente tem o seu selo, mas não consegue viver dessa atividade. Essas pessoas provavelmente estão cometendo alguns erros ao criar uma marca de roupa”, revela.

Ele destaca que é preciso estar próximo a quem já teve êxito e não só empreendedores de outros segmentos, mas sim daqueles que atuam fortemente com moda. “Eu procuro estar sempre com quem sabe muito mais que eu e isso me faz crescer. Se você pode, faça um curso na área – e eu nem falo de uma faculdade, porque vai ficar quatro anos lá, gastando uma quantia e às vezes nem sai com um trabalho”, destaca.

Uma marca que está começando com pouco recurso pode dar certo sim, e o especialista no empreendedorismo na área têxtil é a prova disso. “Iniciei minha empresa em 2010 e com pouco dinheiro. No começo da minha marca, eu não tinha noção do quanto o networking é importante, mas eu tentava me aproximar das pessoas do jeito que dava, porque naquela época não tinha mentoria, não havia esses ciclos de amizade que eu poderia entrar. Eu errei muitas coisas e perdi muito dinheiro.  Se eu for considerar tudo isso, eu gostaria de ter tido a oportunidade de fazer um curso, uma mentoria e evitado prejuízos a partir desse conhecimento.

E para dar uma força especial para quem está se lançando nessa jornada, o especialista separou cinco erros que devem ser evitados para quem quer começar a sua marca de roupa do zero.

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