Covid-19: Sobe número de casos. Veja quais são os sintomas
Por causa de novas subvariantes da ômicron, número de casos sobe no Brasil e no mundo
Esta semana, a China registrou o maior número de infecções dos últimos seis meses. Nos Estados Unidos, as hospitalizações de paciente infectados estão aumentando. No Brasil, a taxa de positividade dos testes de Covid-19 também cresceu.
A diferença dessa nova fase da pandemia são as mutações do coronavírus que trazem outras subvariantes da ômicron, a BQ.1 e XBB.
Nesta terça-feira (8), o Brasil registrou 11.970 casos de Covid-19 em 24 horas, totalizando 34.909.480 infectados pelo coronavírus desde o começo da pandemia, em 2020, segundo o consórcio de imprensa. Segundo os estudos iniciais dessa nova onda de covid-19, os especialistas acreditam que a transmissibilidade das subvariantes tende a ser maior, mesmo ainda sendo cedo para afirmar.
Sintomas
No Brasil, os sintomas apresentados nessa nova onda de covid-19 são leves e similares aos de uma gripe ou resfriado comum, como:
- Coriza;
- Dor de garganta;
- Tosse;
- Dor de cabeça;
- Dor no corpo;
- Cansaço;
- Febre.
Em caso de suspeita de contração da covid-19, é importante aderir ao protocolo de uso de máscaras imediatamente e fazer um teste para confirmação da doença.
A imunização ainda está ativa para a nova mutação?
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as vacinas já aplicadas, como Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac e Janssen, ainda protegem contra a nova variante da covid-19.
A proteção dos imunizantes diante da nova onda de covid-19 é menor e não é capaz de conter o risco de reinfecção na mesma proporção que as variantes anteriores.
É importante ter completado a imunização ao tomar todas as doses da vacina. Além disso, os especialistas orientam a população a manter os cuidados com a higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em gel.
VEJA TAMBÉM: Primeira morte pela nova subvariante Ômicron é confirmada em São Paulo e gera novo alerta