Mundo tem 8 bilhões de pessoas, informa a ONU
Tendência é que a população envelheça cada vez mais
O dia 15 de novembro entrou para a história mundial, já que o Planeta Terra chegou a marca de 8 bilhões de pessoas. A informação foi confirmada pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira, mas a tendência é deste número aumentar, só que em ritmo mais lento.
A projeção da ONU é que até 2050, a população acima de 65 anos será o dobro das crianças abaixo de 5 anos. Tudo por conta da diminuição da mortalidade, mas também da redução de nascimentos, diz o relatório.
Um gráfico feito pela entidade revela que quando ela está no formato de pirâmide quer dizer que a população está mais jovem, com mais gente na base da pirâmide do que no topo, onde estão os mais velhos.
A tendência é que esse gráfico, ao longo dos anos, vá adotando um formato mais “retangular”, em que a base mais jovem e o topo mais velho possuem tamanhos parecidos. Quando isso acontece, quer dizer que a população envelheceu.
Segundo a ONU, políticas públicas de controle populacional funcionam, mas nenhuma ação iniciada hoje teria efeito antes do final do século, quando já se espera uma redução populacional. E o consumo mundial de recursos por pessoa só aumenta, principalmente nos países mais ricos.
LEIA TAMBÉM
Vice-presidente eleito anuncia mais 61 nomes da equipe de transição