Copa

Acredite! Japão se classifica em primeiro e deixa a Espanha em segundo na Copa

Alemanha e Costa Rica chegaram a sonhar com a vaga, mas foram eliminados

Camisa e tradição ganham jogo? Na Copa do Mundo do Qatar não tem sido bem assim. Nesta quinta-feira (1º) no fechamento do Grupo E, Espanha, Japão, Costa Rica e a Alemanha tinham chances de classificação. Os 90 minutos, mais os acréscimos foi de emoção total e no fim o Japão ficou na liderança ao bater a Espanha, enquanto os alemães, embora tenha vencido os costa-riquenhos, deram adeus pela segunda vez seguida na fase de grupos. Japoneses e espanhóis avançaram.

No jogo entre Espanha e Japão, em jogo, as vagas estavam em jogo e o primeiro tempo foi de domínio espanhol absoluto. Nos primeiros minutos, o gol da Fúria aconteceu em cabeceio de Morata. Mas ao contrário do que se imaginava, a Espanha puxou o freio de mão e passou a ter a posse de bola, mas sem atacar. O Japão sentiu dificuldade de atacar e o 1 a 0 prevaleceu.

Só que no segundo tempo, os Samurais voltaram melhores e passaram a fazer uma agressão mais agressiva. A tática deu certo e o empate ocorreu com Doan, em chute forte que o goleiro espanhol não segurou. E acredite, a virada não demorou a acontecer, com Tanaka. Houve checagem do VAR para analisar uma possível saída da bola na hora do cruzamento. Só que o gol foi confirmado.

Daí em diante a Espanha tentou atacar, mas, sem objetividade, parou em um Japão mais efetivo na marcação. O goleiro Gonda mostrou serviço quando exigido. Assim o Japão carimbou o primeiro lugar e vai enfrentar a Croácia na segunda-feira (5) às 12h. Já a Espanha joga na terça-feira (6), às 12h contra o Marrocos.

Alemanha eliminada na fase de grupos novamente

Outro jogo cercado de decisão e tensão envolvendo a Alemanha e Costa Rica. Os tetra campeões mundiais estavam em uma situação delicada e precisava vencer e torcer para que o Japão perdesse para os espanhóis.

Créditos: Reprodução/Reuters

No Al Bayt os alemães vieram para cima e abriram o placar. Gnabry, de cabeça, fez o gol e depois o volume de ataque foi intenso. Foram 11 finalizações contra apenas uma dos costa-riquenhos.

Mas no segundo tempo, a emoção tomou conta dos torcedores. A Costa Rica conseguiu uma virada com Vargas e Tejeda. E por alguns minutos, duas seleções campeãs do Mundial tombariam na primeira fase da Copa. Espanha e Alemanha estavam dando adeus à Copa do Mundo. Mas os alemães trataram de se impor e viraram novamente, decretando o placar de 4 a 2. Ainda assim foi eliminado porque embora tenha empatado no número de pontos (quatro para ambos), a Espanha ainda levou a melhor por causa do saldo de gols (6 x 1).

O jogo também foi histórico porque pela primeira vez um jogo de Copa do Mundo teve um trio exclusivo de mulheres. A partida foi apitada por Stéphanie Frappart, a brasileira Neuza Back e Karen Diaz Medina. Nunca antes a assinatura do trio de arbitragem na súmula de uma partida teve tamanha importância. Após 92 anos de espera, elas se tornam as primeiras mulheres árbitras a comandar um jogo da Copa do Mundo masculina de futebol.

LEIA TAMBÉM

Argentina avança em primeiro e Polônia se classifica graças a Arábia

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo