Esporte

Times que investem em análise de dados ganham em competitividade, comenta especialista no setor

Thiago Silveira, que possui uma consultoria especializada em análise de dados para o futebol, conta sobre esta área que tem sido cada vez mais determinante para os bons resultados dentro de campo

O terceiro episódio da série “Fora de Campo: Futebol na Prática”, produzida pela Fundação Estudar, conta com a participação de Thiago Silveira, fundador da Owl Stats, uma consultoria britânica de análise de desempenho. O especialista traz informações importantes para aqueles que desejam ingressar neste mercado dentro do universo futebolístico. O vídeo vai ao ar nesta terça-feira (6) e pode ser assistido aqui.

Foi-se o tempo em que o futebol era apenas treino, tática e preleção sobre o adversário. Atualmente, a análise aprofundada dos rivais e, sobretudo dos atletas, tem sido fundamental para um resultado melhor dentro de campo. Não é à toa que, cada vez mais, times do mundo inteiro investem em departamentos e profissionais dedicados a destrinchar números e possibilidades para munir o treinador com informações precisas sobre o que pode acontecer dentro das quatro linhas e como seus jogadores podem ser melhores aproveitados diante de cada cenário de jogo.

É neste sentido que Thiago conta como a análise de desempenho tem sido determinante para o sucesso dentro de campo. “O futebol tem sido pensado cada vez mais de forma analítica. O analista tem que ter o conhecimento muito amplo de todo o mercado e ficar de olho nos talentos que são monitorados, de forma que possam trazer retornos esportivos e financeiros para os clubes”, destaca o especialista que também presta consultoria para a diretoria Financeira do Sport Club Corinthians Paulista. 

Ele ressalta ainda que as métricas são grandes aliadas e, quando bem aplicadas, podem resultar em ganho de produtividade para o time. “Clubes menores deveriam dar mais valor ainda aos números do que os grandes, porque a margem de competitividade que o time ganha é maior. Os dados dão poder de decisão mais apurado para que seja possível ir ao mercado e selecionar jogadores que realmente irão ajudar a equipe. 

A série já conta com dois episódios no ar. O primeiro teve a participação de Ricardo Dias, especialista em Marketing, co-founder da Adventures e membro do conselho consultivo do Cruzeiro. Já o segundo, trouxe a médica Bruno Bosco, que atua com medicina esportiva na base do futebol feminino do São Paulo Futebol Clube e é sócia-fundadora do “Nossas Docas Medicina Esportiva”.

Além destes três episódios, a série ainda contará com depoimentos de Júlia Vergueiro, empreendedora e sócio fundadora da Nossa Arena e a sócia-presidente do Pelado Real FC, escolinha dedicada exclusivamente a formar jogadoras; Eduardo David Formado em Marketing pela ESPM e coordenador do projeto Embaixadas e Consulados do Flamengo, e Wesley Melo, diretor Financeiro do Sport Club Corinthians Paulista.

VEJA TAMBÉM: Lesões no futebol: tecnologia ajuda a otimizar performance de atletas com mais segurança, explica médica do esporte do SPFC

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo