Colômbia
Secretário de Saúde alerta população para Febre Amarela
Animal estava a 7,6 km do campus do Instituto Federal de Triângulo Mineiro (IFTM) e passou por exames na Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte

Em suas redes sociais, o secretário de Saúde de Colômbia Adileu Storti, alertou que adotará medidas preventivas contra a Febre Amarela, após um macaco ser encontrado morto em dezembro diagnosticado com “Febre Amarela” em Uberaba-MG.
O município de Colômbia foi informado pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica de Barretos, após receberem a informação do Serviço de Vigilância Epidemiológica de Minas Gerais de que o macaco foi diagnosticado com a doença para que pudessem adotar medidas preventivas, já que o município faz divisa com o Triangulo Mineiro.
“Solicitamos a todos os moradores que procurem o PSF mais próximo de casa com o cartão de vacinas, para, caso esteja desatualizado, possa receber a dose da vacina. Lembrando que Febre Amarela não tem cura, somente a vacina pode prevenir”, comentou Adileu.
Além disso, o secretário lembrou que os macacos são vitimas como a gente, portanto, abortar a ideia de sacrificar este tipo de animal, não transmitem a Febre Amarela para o homem, eles são os primeiros a adoecer, por isso, nos alertam do perigo.