Acompanhando o crescimento da cidade e ampliando os investimentos nas áreas prioritárias, a Estância Turística de Olímpia acaba de anunciar seu maior projeto para o atendimento em saúde: a construção de um novo hospital.
A notícia foi divulgada em uma coletiva na tarde desta segunda-feira, dia 16, realizada no auditório da Santa Casa de Misericórdia, que, hoje, é o único hospital que atende a cidade, os visitantes e a população de toda a microrregião. A intenção é que, além de aumentar o atendimento e capacidade hospitalar, o novo hospital também ofereça mais especialidades médicas, tornando a cidade referência nos serviços de saúde.
De acordo com as informações divulgadas, a proposta visa ampliar em 90 leitos hospitalares a estrutura de saúde de Olímpia, que, atualmente, é de cerca de 100 leitos, considerando o hospital e os pronto-atendimentos (SUS e particulares).
Com isso, o número se aproximará da média recomendada pela Organização Mundial de Saúde, que sugere a disponibilidade de 3 a 5 leitos para cada mil habitantes, indicando, então, que o município deveria contar com cerca de 200 leitos hospitalares, levando em conta a população fixa e flutuante mensal da cidade, que gira em torno de 110 mil habitantes.
O novo prédio contará com 6 andares, sendo 2 subsolos e 4 pavimentos, totalizando mais de 9,5 mil metros quadrados construídos. O projeto prevê, nos subsolos, estacionamento com cerca de 150 vagas destinadas a funcionários, clientes e pacientes, além de recepção, pronto atendimento, salas de observação, consultórios, entre outros. O térreo terá 2 salas cirúrgicas, e salas para exames e especialidades como Tomografia, Ressonância Magnética, Repai, Angioplastia, Hemodinâmica, Quimioterapia, Posto de Enfermagem e espaços de convívio como Lanchonete, Área de convivência, passarela de interligação e salas administrativas de suporte à hotelaria e aos serviços médicos hospitalares.
Os demais pavimentos serão destinados aos 90 leitos hospitalares (SUS, convênios e particular), sendo 30 leitos por andar, distribuídos em apartamentos de 2 camas e banheiro individualizado, sala de Prescrição Médica, Posto de Enfermagem, Lounge, Conforto médico e de enfermagem, Sala de Utilidades, DML (depósito e material de limpeza) e demais ambientes exigidos pelas normas da Vigilância Sanitária.
Anexo da Santa Casa
A intenção é que o novo hospital seja anexo ao prédio da Santa Casa, com a construção no terreno ao fundo, ao lado do Abrigo São José, funcionando como uma extensão da instituição, que vem recebendo diversos investimentos e melhorias, estruturais e de atendimento, ao longo dos últimos anos. Para a implantação, devem ser empregados cerca de R$ 35 milhões que serão viabilizados por meio da concessão dos serviços de água e esgoto do município, que está em andamento e cujo edital de concorrência pública já prevê essa contrapartida a favor da cidade. Os trâmites legais de licitação devem ser abertos no segundo semestre ainda deste ano, com projeção de dois anos para as obras. A ampliação vai impactar também no mercado de trabalho, tendo em vista a estimativa de gerar de 250 novos empregos.
VEJA TAMBÉM: Polícia prende quadrilha que transportou 1 tonelada de drogas no fundo falso de um ônibus escolar



