Alunos de escola técnica criam esmalte à base de isopor
Além de ecologicamente correto o produto não contém substâncias que provoquem irritação, alergia ou doenças

Alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Olímpia (SP), desenvolveram esmalte à base de isopor, com a intenção de criar um produto inovador e ecologicamente correto. O projeto é um dos 50 finalistas da 14ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps).
A produção do produto começou como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos Ana Julia Souza da Silva, Mara Luiza Firmino Carlos e Rodrigo Ribeiro Salgado Cézar.
Segundo Rodrigo, o foco do grupo sempre foi algo sustentável, tendo em vista as crises ambienteis do planeta.
“A ideia principal foi fazer um cosmético relacionado a reutilização de lixo descartado. Decidimos fazer o esmalte de isopor por ser inédito entre os trabalhos da escola”, disse.
Ecologicamente correto
Além de ecologicamente correto, por retirar da natureza o isopor descartado, o esmalte desenvolvido pelos estudantes não contém substâncias que provoquem irritação, alergia ou doenças.
Apesar das diferenças, o produto não fica devendo nada aos convencionais nos quesitos brilho e aderência às unhas.
“Nós acreditamos que o próximo passo para esse projeto seria realizar mais testes com novas combinações de plásticos e solventes. Ele ainda pode ser aperfeiçoado”, afirma Rodrigo.
Produção industrial
Para o cosmético chegar a ser produzido industrialmente, o grupo vai buscar parceiros.
“Estamos confiantes em passar para a segunda etapa da Feteps para termos contato com mentores. O que buscamos de imediato é uma parceria colaborativa com alguma indústria que já produza esmaltes”, diz o orientador do grupo, Lucas Fernandes Domingues.
VEJA TAMBÉM: Vai viajar com o pet? Conheça regras para garantir a segurança do bichinho e dos ocupantes