A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio do Programa IST/HIV/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população sobre a importância de combinar diversão e prevenção. A equipe da Saúde marca presença em eventos realizados na cidade ao longo do Carnaval, conscientizando sobre o uso do preservativo, que previne contra a transmissão de HIV/AIDS, sífilis, Hepatites B e C, entre outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de ser útil para evitar gravidez indesejada.
A coordenadora Cecília de Assis Marques dos Reis lembra a estimativa de que mais de 110 mil brasileiros têm HIV e não sabem, enquanto outros 260 mil vivem com o vírus, mas não se tratam. “A camisinha é a forma de prevenção mais eficiente. É distribuída gratuitamente. Está aí, só não pode deixar de usar”, afirmou.
A equipe do programa municipal realizará orientações e distribuição de aproximadamente 30 mil preservativos masculinos e 3 mil femininos. As ações de carnaval, e continuam até a terça-feira de Carnaval, dia 21. Também serão distribuídos sachês de gel lubrificante, que contribuem para diminuir o risco de contaminação, ao provocarem menos atrito, evitando lesões.
VEJA TAMBÉM:Sobe para 40 o número de mortos no Litoral de SP no maior volume de chuva da história do Brasil



